Mapeamos  toda
pra
você.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 




Compartilhar


Publicado em 26/06/2017


CULTURA PARA TODOS


Informações sobre atrações artísticas e culturais pela cidade despertam o interesse e costumam ser ótimas opções para os momentos de lazer. Mas geralmente, quem não convive com as dificuldades impostas por alguma deficiência física ou intelectual não se atenta se esses locais são acessíveis para toda população. 

Os portadores de deficiência e as pessoas do seu convívio podem enfrentar dificuldades para transitar pela cidade inclusive durante os passeios. Para facilitar o acesso à informação e a cultura dessa parcela da população, o Instituto Mara Gabrilli criou o Guia de Acessibilidade Cultural de São Paulo.
Através de um site, os portadores de deficiência, amigos e familiares podem consultar quais são os locais culturais de São Paulo preparados para receber visitantes com deficiência física ou intelectual. 


O projeto listou cerca de 250 locais considerando se os locais possuem acessibilidade para deficiência auditiva, física, visual e intelectual. Analisando características do local como rampas de acesso, conteúdo com legendas, braile e áudio e treinamento adequado dos monitores e demais funcionários desses locais. 

Os equipamentos são divididos em seis categorias teatros, museus, cinemas, centros culturais, casas de espetáculo e bibliotecas. Para facilitar a busca, os usuários do site podem selecionar entre essas categorias além de buscar por região da cidade ou palavra-chave. 

No Guia de Acessibilidade é possível ver as características gerais do local como atrações, horário de funcionamento e localização. O site descreve também se o local é acessível para os portadores de todos os tipos de deficiência, alguns locais, por exemplo, possuem acessibilidade para deficientes físicos, mas o conteúdo é disponível para deficientes auditivos. Por isso, é importante entrar em contato com o local antes de realizar a visita para esclarecer eventuais dúvidas.
Felizmente, diversas atrações culturais da Vila Mariana possuem acessibilidade para os visitantes com algum tipo de deficiência e podem ser encontrados nesse guia. São eles:




Centro Cultural São Paulo



Museu de Arte Moderna de São Paulo


Centro de Memória Dorina Nowill

Museu Universitário de Belas Artes

Museu Afro Brasil

Museu de Arte Contemporânea – USP

Auditório Ibirapuera

Teatro União Cultural


Biblioteca Amadeu Amaral



 
Rafael Caetano
Portal Vila Mariana














dia 21 (Qui)
Carnaval 2019

Portal Vila Mariana ® SP