Mapeamos  toda
pra
você.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 




  
Compartilhar

Publicado em 01/04/2019


RESILIÊNCIA:

UM RECURSO PARA O EQUILÍBRIO

Hoje a reflexão que trago, é de um tema importante na vida cotidiana: a resiliência, que na  psicologia, significa voltar ao estado de equilíbrio mesmo após passar por situações difíceis.


O cotidiano atual, tem sido mais estressante em todos os contextos, vida familiar, profissional, social, acadêmica,  se tornam  mais comprometidas, sendo necessário saber lidar.

Cada vez mais, as  exigências e pressões aumentam. Ser  resiliente, é ter um recurso para conviver melhor com as adversidades da vida, vencer barreiras, lidar sem ceder as pressões. em toda e qualquer situação de conflito.

A resiliência é benéfica em qualquer contexto, se torna uma forma de se  poupar, lidar consigo e com o outro, é a capacidade de se adaptar, lidar com as mudanças que podem ocorrer no decorrer da vida. A resiliência, traz a capacidade de reconstrução, manter metas, mesmo quando houver abalos emocionais. Ser resiliente implica em reflexões, sobre pontos frágeis que precisam de transformação, e pontos fortes que precisam ser mantidos, para vencer e ter sucesso em tudo que faz.

Como a resiliência é desenvolvida? Para muitas pessoas, acontece a partir do autoconhecimento e experiências vividas, outras, devido aos modelos familiares equilibrados já trazem consigo essa possibilidade e vão desenvolvendo ainda mais no decorrer da vida. A resiliência caminha junto com a flexibilidade é imprescindível para quem deseja trilhar um caminho de crescimento e maturidade emocional. Ser resiliente implica em sair da zona de conforto. Abrir mão de perfeccionismos, impulsividades, na hora de resolver situações que exijam paciência e perseverança.

Muitas pessoas, ao estarem em situações de conflitos ou perdas, se desesperam, não conseguem aceitar que algo mudou e será preciso recomeçar, pensar em desapegar e  se reestruturar.

Pessoas resilientes, são equilibradas, estrategistas em sua forma de agir, ao se depararem com questões a serem resolvidas, já desenham em sua mente, hipóteses, possibilidades para substituir uma situação caso a anterior não dê certo. Sempre haverá disposição a mudanças quando forem necessárias.

Toda e qualquer escolha, implica em ganhos e perdas, enfrentar a nova situação.Ser resiliente nesses casos traz sabedoria e discernimento para optar pela melhor forma de prosseguir, se dando novas oportunidades.

Enquanto alguns sentem fracassos e decepções, consigo e com outros, para o resiliente, é um elemento importante, pois o resultado de uma experiência aparentemente negativa, se transforma em aprendizado.

A autoconfiança, autocontrole, organização, autoestima são características presentes em pessoas resilientes. O  resiliente, está sempre tomando decisões, sem grandes apreensões e medos.

No aspecto profissional, a pessoa resiliente, costuma se destacar, individualmente e em equipe, as decisões e reações sempre são no sentido de resolução de toda e qualquer questão, sempre evidenciando o equilíbrio.

A resiliência, também proporciona a capacidade de relevar, repensar situações que a princípio possam parecer sem solução, experiências negativas  podem ser grandes aprendizados, depende da forma como se vê.

No dia a dia, tem sido comum o registro de situações de explosões, agressões físicas e emocionais que demonstram descontrole, ser resiliente implica, sempre poder pensar em resolver da melhor forma possível qualquer situação, sem que se chegue a extremos.

Olhar a vida com olhos de otimismo, acreditar em tempos melhores, ter propósitos, metas, se auto desafiar, agradecer a tudo o que possui e as pessoas que estão ao seu redor, exercitar a humildade, são passos importantes para obter e manter a resiliência na vida cotidiana.



Boas reflexões!

Fico a disposição para dúvidas ou maiores esclarecimentos.

Forte abraço!

Claudete J. Silva Colunista de Saúde e Comportamento
Psicóloga Especialista em Clínica e Psicossomática
Tels: (11) 5583 3374 | WhatsApp: (11) 99626-4832
e-mail: claupsi.js@gmail.com



Compartilhar




Portal Vila Mariana ® SP