Mapeamos  toda
pra
voce.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 




 
Compartilhar


Publicado em 08/02/2023

A MOSTRA IMERSIVA

BANKSY E A PASSAGEM DA POETA RUPI KAUR EM SOLO PAULISTA


Crédito: Imagem Shopping Eldorado

Dois ícones da arte trouxeram seu brilho para São Paulo na última semana.

Se juntasse Bono, Emicida e mais alguns nomes, formaria a carreta furacão dos meus sonhos.
Banksy, artista de rua britânico, é tema de exposição imersiva no estacionamento do Shopping Eldorado, em São Paulo, onde também acontece uma exposição imersiva de Frida Khalo. No último sábado, 4, foi a vez da escritora indiano-canadense Rupi Kaur fazer apresentação única no Memorial da América Latina, um show orgástico de poesia, falas e emoções.

Em comum? Banksy e Kaur vivem imensamente seus propósitos de levar ao mundo, através da sua arte, a rebeldia, a contestação, a dor e o amor.

Banksy sem limites. Com produção de Rafael Reisman, "The Art of Bansky: Without Limits" está aberta ao público desde o último dia primeiro e ficará em São Paulo até 30 de abril. São mais de 160 obras entre originais, gravuras, fotos, litografias, esculturas, murais e instalações de vídeo mapping feitas especialmente para essa edição. Por cada cidade do mundo que passa, a mostra é montada de uma maneira diferente, trazendo momentos inéditos por todos os cantos. A cereja do bolo fica para a montagem da sala "Ucrânia", com obras feitas por Banksy no ano passado, devido a guerra da Ucrânia. Grafiteiros do Brasil e do mundo colaboraram na montagem da exposição. 

Banksy já foi retratado aqui.

Dono de um humor sarcástico e questionador,  Banksy usa a arte do estêncil para mostrar a guerra e a paz, a política e a pacificação, o ódio e o amor. Banksy, artista já veterano, é o poeta de rua, eleito pela revista Times, em 2010, como uma das cem pessoas mais influentes do mundo.

Os destaques ficam para a famosa "Balloon Girl", Londres, 2002. A jovem menina solta um balão vermelho em forma de coração -  uma mensagem de esperança e afeto. Posteriormente, Banksy usou uma variante do desenho para apoiar refugiados sírios. "Flower Thrower", Cisjordânia, 2007. Um homem mascarado joga um buquê de flores. "Slave Labour", Londres, 2012, em repúdia aos festejos do jubileu de diamante do então reinado da falecida Rainha Elizabeth. O grafite em branco e preto mostra um menino ajoelhado costurando bandeiras britânicas, essas coloridas. Uma pequena mostra do mundo encantado e crítico criado pelo artista.

Banksy, cuja identidade continua em segredo, é pura audácia e provocação.
Com certeza, os apreciadores da arte merecem ver essa mostra incrível em São Paulo. Os ingressos estão à venda pelo site da Eventim.

"Não há nada mais perigoso do que alguém que quer tornar o mundo um lugar melhor"
, Banksy.

Aos trinta anos, ela é best-seller.

Poeta feminista nascida na Índia e crescida no Canadá, Rupi Kaur coleciona títulos com seus mais famosos livros, coletâneas de poesias: "Outros jeitos de usar a boca", sobre sobrevivência. "Meu corpo minha casa", sobre a necessidade de estar em movimento. "O que o sol faz com as flores", sobre uma jornada pessoal. Rupi é famosa nas redes sociais por seus poemas curtos, com imagens minimalistas, e replicados para o mundo todo. Em seu sarau particular, Rupi divulgou seu mais novo trabalho, "Curar através das palavras" e recitou seus mais importantes poemas. Com toda emoção possível.

Rupi escreve o feminismo contemporâneo e os complexos temas da vida da mulher. Abuso, relacionamento tóxico, depressão, traumas, amor verdadeiro. A sensibilidade dela é algo encantador. Uma menina-mulher traduzindo dificuldades da vida em poesia. Levantando bandeiras e defendendo outras mulheres. Sem dúvida, Rupi cumpre seu propósito.

"Toda vez que você diz para sua filha que grita com ela por amor
você a ensina a confundir raiva com carinho
o que parece ser uma boa ideia até que ela cresce
confiando em homens violentos porque eles são tão parecidos
com você"

- aos pais que têm filhas, Rupi Kaur.

E assim a capital paulistana se enche de bons eventos nesse ano de 2023. E que venha o carnaval.



Redação:

Silvia Delforno, psicanalista. 
"Ajudando você a viver de forma mais leve, com mais plenitude e realizações".
Sessões on-line e presencial.  
Informações: whatsapp - 11 971182440.




 
 
 
 
 
 


Portal Vila Mariana ® SP