Mapeamos  toda
pra
você.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 




Compartilhar


Publicado em 04/06/2019


OCUPAÇÃO GREGORI WARCHAVCHIK

- VISITAS EDUCATIVAS

O arquiteto ucraniano, naturalizado brasileiro, Gregori Warchavchik (1896-1972), é o homenageado na 44ª edição da Ocupação Itaú Cultural. Provavelmente, o projeto mais marcante na carreira do renomado arquiteto tenha sido o da Casa Modernista. Localizada na rua Santa Cruz, 325 - Vila Mariana, o imóvel foi a primeira Casa em estilo modernista do Brasil. Além disso, Warchavchik, desenvolveu o projeto arquitetônico da residência dos seus cunhados, Jenny Klabin e Lasar Segall, na rua Berta, 111 - Vila Mariana. Local onde hoje funciona o Museu Lasar Segall

A visita ao acervo da mostra pode ser realizada na sede do Itaú Cultural, Av. Paulista, 149 - Bela Vista, ou no Museu Lasar Segall, na Vila Mariana. O objetivo é levar o visitante ao contexto da vida e obra de Gregori Warchavchik. Conhecendo projetos desenvolvidos por ele, entre imóveis e itens de mobiliário, acervo audiovisual com fotos e vídeos, além da reprodução de ambientes Gregori trabalhou, como seu escritório da época em que viveu na casa da rua Santa Cruz.

Casa Modernista

No final da década de 20, período em que a Casa Modernista foi construída, as residências luxuosas tinham como forte inspiração a arquitetura baseada na Belle Époque, estética com influência direta da cultura europeia, principalmente francesa, com grandes adornos na fachada e aspecto clássico. A construção de um imóvel com linhas contemporâneas, em um estilo nunca visto país, representou um marco na história da arquitetura e artes criativas. Anos antes, artistas e intelectuais de São Paulo haviam sido impactados com os acontecimentos da Semana de Arte Moderna de 1922. A partir de então, Gregori e diversos outros artistas e intelectuais da época, passaram a experimentar um estilo próprio e com estética oposta à dos clássicos europeus.

Visitas educativas

Realizadas de terça a domingo, conforme demanda do público. Duração aproximada de 60 minutos. Podem ser feitas em português, inglês, espanhol e Libras (Língua Brasileira de Sinais). Consulte a disponibilidade. 

Visitas acessíveis em Libras nos dias 6, 7, 27 e 28 de abril e 11, 12, 25 e 26 de maio, das 11h às 18h.

Visitas educativas agendadas

Oferecidas em português, inglês, espanhol e Libras a escolas, organizações não governamentais e instituições em geral. Entidades públicas ou sem fins lucrativos da cidade de São Paulo contam com serviço gratuito de ônibus. Mais informações pelo telefone 11 2168.1876, de terça a sexta, das 9h às 20h.
 

Locais: Itaú Cultural  Av. Paulista, 149. 3ª a 6ª, 9h/20h. Sáb. e dom., 11/20h. 
Museu Lasar Segall R. Berta, 111. 4ª a 2ª, 11h/19h.

Ingresso: Grátis.



Redação: Rafael Caetano
Portal Vila Mariana
















Portal Vila Mariana ® SP