Mapeamos  toda
pra
você.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 




 
Compartilhar


Publicado em 19/07/2017


COLETA SELETIVA


No ano passado, a cidade de São Paulo produziu cerca de 15 mil toneladas/dia de resíduos que tiveram como destino os aterros municipais.  Desde a última gestão, o governo municipal vem realizando projetos e parcerias com cooperativas de reciclagem para diminuir esses números e o seus impactos ao meio ambiente. 

O plano de metas para gestão atual 2017/2020 visa ampliar o volume de resíduos sólidos recicláveis e orgânicos reduzindo em 500 mil toneladas a quantidade de resíduos enviados para os aterros em comparação com o período entre 2013 e 2016.

Para isso, foi criado o Projeto Recicla Sampa e as atitudes tomadas serão: ampliar a coleta e reutilização de resíduos orgânicos obtidos através das feiras livres, podas de árvores e preparo de alimentos nas escolas da rede municipal, através de ações como a compostagem. Implantar a coleta seletiva em todos os prédios públicos do município e ampliar o número de ações de conscientização sobre a importância da reciclagem entre a população. Além disso, o programa de coleta seletiva dos resíduos domésticos será ampliado, assim como a parceria com as cooperativas cadastradas, responsáveis pela triagem dos resíduos recicláveis recebidos. 

Para conferir mais detalhes sobre o planejamento e custos dessa e outras metas da cidade de São Paulo é possível acessar através do site: programademetas.prefeitura.sp.gov.br


O que nós como cidadãos, podemos fazer para ajudar?

Podemos descartar resíduos sólidos como móveis velhos e entulho em locais adequados como os ecopontos municipais, serviço legalizado de caçamba e coleta de entulho ou nas ações pontuais da operação cata-bagulho. 

Para conhecer os ecopontos da região e o cronograma da operação cata-bagulho no distrito da Vila Mariana em 2017 acesse os links abaixo: 



Além de descartar os resíduos com maior volume nesses locais, o resíduo, do dia-a-dia poder ser reciclado através das ações de coleta seletiva que estão sendo ampliadas na cidade. 

A cidade de São Paulo já possui mais de trinta postos de triagem onde trabalhadores de cooperativas separam materiais como papel, plástico, vidro e metal que serão enviados para reciclagem. Até o momento, dos 96 distritos de São Paulo, 93 já são atendidos pelo serviço público de coleta seletiva, inclusive o distrito da Vila Mariana. A empresa responsável pela coleta na nossa região é a Ecourbis e no site deles é possível consultar as ruas que recebem o serviço de coleta seletiva, dias e horários. 

Em boa parta da Vila Mariana a coleta seletiva é realizada às terças e sextas, no período da manhã. Para mais detalhes clique na imagem abaixo.






DICAS


1. Os materiais recicláveis devem ser postos para coleta nas sacolas da cor verde, os demais devem ser postos no dia da coleta comum nas sacolas de cor cinza. 

2. Para materiais como vidro ou metais possivelmente cortantes, embale com jornal para evitar acidentes durante a coleta ou triagem.

3. Coloque os resíduos nas ruas para serem coletados como no máximo duas horas de antecedência ao horário previsto para coleta.

4. Tenha atenção para não confundir os dias de coleta comum e os de coleta seletiva.



Fontes:



 
Rafael Caetano
Portal Vila Mariana















dia 18 (Qua)
Meu amigo Enzo

Portal Vila Mariana ® SP