Mapeamos  toda
pra
você.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 




 
Compartilhar


Publicado em 08/08/2019
 

AS CARAS DO BRASIL

– UM ENSAIO FOTOGRÁFICO SOBRE A FELICIDADE NO BRASIL

O fotógrafo Marcello Garutti, com muita sutileza, expõe a cara da “tal felicidade”, brasileira. A mostra está na estação Campo Belo, linha Lilás, Metrô de São Paulo. Perca cinco minutos do seu tempo para ganhar sentimentalismo, reflexão e cultura.

O que é felicidade pra você, brasileiro? Garutti resolveu viajar o Brasil e escutar as pessoas, através do retrato delas – muito sutil a ideia. Feliz ele que teve essa iniciativa tão bacana e criativa. A propósito, nossa felicidade está estampada no nosso rosto?

Já estudei fisiognomonia (observação das linhas de expressão e formato facial para conhecer a personalidade do indivíduo) e, vejo o brasileiro com cara de cansado, sofrido e safado – uma mistura boa para o liquidificador das emoções. O resultado é um povo sofrido e feliz ao mesmo tempo, coisa de brasileiro mesmo. 

Marcelo colheu respostas sobre o que as pessoas acham ser essa “tal felicidade” e me empolguei com as respostas exibidas na exposição e, é sobre essas afirmações que discorreremos nossa prosa. 

Felicidade é “estar com quem a gente gosta”. Sim pessoa, você tem toda razão. Amar e ser amado são um dos melhores sentimentos da vida – é no aconchego de um abraço, no calor de um corpo ou apenas próximo a quem amamos que a realidade se torna amena; os problemas diminuem e o coração se aquece. Esqueça esses joguinhos de dor, de individualismo e brigas. Amigos, amores e afins moram dentro de nós, fazem parte da nossa vida. Estar com quem a gente gosta nos faz muito felizes.

Felicidade é “poder voltar para minha família”. Não iremos aos lugares mais delicados sobre o assunto: orfanatos, hospitais, presídios, asilos. Que esses locais nos sirvam de exemplos sobre o rumo que tomamos na nossa vida: nossa família é nossa raiz – pode somar cinquenta pessoas ou uma pessoa – não importa; pode ter o mesmo sangue que a gente ou não. O verdadeiro significado de família é aquela mão que te estende quando você mais precisa. É o prato de canja que se transforma em remédio no nosso corpo. São as brigas e risadas, tudo junto. Ainda mais se for sangue italiano a moda brasileira, sai de baixo. É o Natal de todos os anos – reclamamos, mas é pra lá que voltamos. Se o assunto família é indigesto pra você, repense a ideia de fazer terapia. É a raiz de todo indivíduo – não pense que só sua família é disfuncional, estamos todos no mesmo barco. Agradeça se você tiver a quem chamar de “seu”.

Felicidade para mim, que também sou brasileira, é ter saúde. É ter trabalho. É ver minha filha crescer. São meus sobrinhos, irmãos e demais parentes. São meus amigos queridos. Felicidade são meus momentos de paz, harmonia e alegria. Por vezes procurei a “tal” em bens materiais, em pessoas, em lugares. Hoje insisto que ela mora dentro da gente, é uma questão de encontra-la e aceita-la. Insisto mais uma vez aos procuradores da tal felicidade, que comecem a procurar dentro de si. Se quiser ajuda, sou boa ouvinte.

Só peço uma gentileza: haja com rapidez. A vida é muito bela para passarmos por ela sem sermos felizes. Seja você brasileiro ou não. Você está vivo e tem por direito divino ser feliz.



Redação: Silvia Delforno
















Portal Vila Mariana ® SP