Mapeamos  toda
pra
voce.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 




Compartilhar


Publicado em 14/09/2017



TAANTEATRO COMPANHIA APRESENTA 

1001 PLATÔS

Inspirada na obra do filósofo Gilles Deleuze e do psicanalista Félix Guattari, o espetáculo traz à tona problemáticas atuais por meio de uma poética sensorial

A relação com a Terra, a organização social e do poder, a noção do saber e a luta pela liberdade são os temas de 1001 PLATÔS, novo espetáculo da Taanteatro Companhia. Com direção geral de Wolf-gang Pannek e direção coreográfica de Maura Bai-occhi, esta abordagem teatrocoreográfica tem como inspiração “Mil Platôs - Capitalismo e Esquizofrenia”, obra do filósofo Gilles Deleuze e do psicanalista Félix Guattari.

1001 PLATÔS estreia em São Paulo como carro-chefe da Ocupação Deleuze, evento em homenagem a Gilles Deleuze, organizada pela Taanteatro Companhia no Teatro Aliança Francesa. O espetáculo faz parte do projeto Taanteatro 25 Anos - [Dez]Contaminações contemplado pelo Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo - 20a Edição.


A abordagem teatrocoreográfica de Mil Platôs,


A obra Mil Platôs (França, 1980), propõe uma filosofia da Terra (geofilosofia) escapando à moralização da natureza e em oposição às instituições sociais de poder e suas tradicionais fundamentações teóricas. Na esteira de Nietzsche, e por meio da invenção de conceitos, Deleuze e Guattari estimulam o desenvolvimento de um pensamento crítico e criador que abre novas perspectivas para a concepção do ser humano, do Estado, do capitalismo e dos modos de vida em sociedade.

Devido a sua exigência teórica e sua perspectiva política, a abordagem teatrocoreográfica de Mil Platôs constituiu um grande desafio. Repleta de referências filosóficas, políticas, psiconanalíticas e linguísticas, entre outras, a obra foge de padrões acadêmicos convencionais e aplica o espírito anárquico de suas ideias constitutivas de forma aberta e experimental.

Composto por quinze textos, o teor, tamanho e complexidade de Mil Platôs obrigam à síntese e convidam à criação de um platô novo. Deleuze e Guattari compreendem o platô como um campo de intensidade ou energia assignificante, o que neste espetáculo é articulado por meio de uma poética sensorial instigante, composta pelos movimentos entrelaçados do corpo, do som, da luz, da imagem e da palavra.

Concebido por Wolfgang Pannek (doutorando em filosofia com trabalhos sobre Deleuze), 1001 PLATÔS elabora temas recorrentes do pensamento de Deleuze e Guattari - o rizoma, a multiplicidade, a geologia da moral, o corpo sem órgãos, a intensidade e os devires, as linhas de fuga e o nomadismo - à luz de experiências sociopolíticas contemporâneas. Entre elas, as guerras econômicas e geopolíticas atuais, os fluxos migratórios globais, o aprofundamento do abismo entre concentração e escassez de recursos vitais, a remodelagem do corpo na era tecnológica, a revolta contra modelos de dominação e a ameaça do colapso climático da Terra.


1001 PLATÔS Ficha Técnica

Dramaturgia, texto, cenário, direção: Wolfgang Pannek

Direção coreográfica: Maura Baiocchi

Elenco: Maura Baiocchi, Isa Gouvea, Wolfgang Pannek, Mônica Cristina, Jorge Armando Ndloze, Janina Arnaud, Gustavo Braunstein, Oz Ferreira, Hiro Okita

Composição Musical: Gustavo Lemos

Projeto de vídeo: Eduardo Alves, Fuzuê Filmes

Vídeo-desenhos: Onofre Roque Fraticelli, Candelaria Silvestro

Iluminação: Hernandes de Oliveira

Figurino: Eurico Da Rocha

Desenho gráfico: Hiro Okita

Produção: Wolfgang Pannek, Mônica Cristina Bernardes

Fotos: Roberto Huczek

Duração: 90 min.

Idade recomendada: 12 anos

Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia)


1001 Platôs Temporadas


R. Borges Lagoa, 650 - Vila Clementino, São Paulo - SP

14 a 24 de setembro 2017 - quinta a sábado 21h - dom 19h

(11) 5573-3774


Centro Cultural Olido - Sala Paissandu*

Av. São João, 473 - Centro, São Paulo - SP

28 de setembro a 8 de outubro - quinta a sábado 20h - dom 19h

(11) 3331-8399

Gratuito


Teatro Municipal de Santo Amaro Paulo Eiró

Av. Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro, São Paulo - SP

19 a 22 de outubro - quinta a sábado 21h - dom 19h

(11) 5686-8440




Fonte: Companhia Taanteatro






Portal Vila Mariana ® SP