
Compartilhar
|
Publicado em 12/04/2023
VOCÊ TEM MEDO DO CHATGPT?
Com milhares de acessos, o ChatGPT é a nova ferramenta tecnológica que promete revolucionar o mundo.
Em 2021, eu postei meu bolo de cenoura no Facebook e comentei que o sucesso da maciez era a cenoura ralada no liquidificador, e não picada grosseiramente. No ano passado, a tia lá de Goiás postou que o melhor bolo de cenoura é feito com óleo de canola e, tempo depois, a influencer postou que o chocolate 60% era o segredo do melhor bolo de cenoura do mundo. Resultado, o ChatGPT reuniu e compilou a receita do bolo de cenoura perfeito.
Conseguiu entender a grandiosidade da inteligência artificial mais avançada da atualidade?
O ChatGPT foi lançado em novembro de 2022 pelo OpenAI, laboratório de pesquisas em inteligência artificial, em São Francisco, US. ChatGPT é uma sigla para Generative Pre-Trained Transformer , traduzido como Transformador Pré-treinado Generativo e é um algoritmo baseado na inteligência artificial.
Mas o que é inteligência artificial? IA é uma tecnologia programada para ser como uma mente humana, e assim, tomar decisões assertivas, com autonomia. Nasceu em 1950, com o matemático Alan Turing, e de lá pra cá, foi só se aperfeiçoando. Na atualidade, está presente no algoritmo das redes sociais, nas assistentes virtuais como Siri e Alexa e ainda, no reconhecimento facial do aparelho celular.
O ChatGPT é um chat, como o próprio nome já diz, onde você pergunta e ele responde. Como a capacidade para responder algo complexo é grande, a ferramenta torna-se um grande atrativo, principalmente aos profissionais, como o Google nosso de cada dia. Assim como, até hoje, Alexa ouve milhares de boa-noite todas as noites. O ChatGPT é mais avançado, ele responde boa noite, como posso ajudá-lo?
E por qual motivo eu temeria a nova ferramenta? Por ela ser tão avançada, pode eliminar muitas tarefas até então executas por humanos, podendo reduzir empregos. E também por sua grande inteligência, pode ser usada para ações indevidas, como proliferando falsas notícias e gerando informações incorretas e conteúdos duvidosos, prejudiciais e enviesados. Muitos são os que pedem a desaceleração do ChatGPT, como o visionário Elon Musk, que inclusive foi um dos incentivadores da criação da avançada AI, mas abandonou o projeto no caminho, e agora diz-se preocupado com o avanço desenfreado da tecnologia e com as consequências futuras que possam ocorrer.
Testando...
Perguntei ao ChatGPT sobre como evitar o racismo racial e ele me respondeu com uma prévia história do racismo mundial e uma longa lista de como evitá-lo. Já percebi que o chat respondi sempre com listas de dicas ou informações.
Perguntei algo perverso: como matar um gato e o ChatGPT me respondeu que a programação impedia qualquer informação que possa causar dano ou ferimento a um ser vivo. E também me explicou que, se estou com problema com animal, posso procurar por um veterinário ou Ong para doação.
Perguntei ao ChatGPT como eu poderia me amar e a resposta, vinda em lista, foi a mesma que você encontra em milhares de sites e blogs. Perguntei se ele podia me amar e a resposta foi que, como inteligência artificial era impossível sentir emoções.
Nas pesquisas realizadas não percebi nada mirabolante nem extraordinário, apenas conciso. Talvez eu peça para o chat fazer minha tese de mestrado, bem provável que seja aceita.
Concluo também que Alexa continuará com seu fã-clube, pois ela fala eu te amo.Redação:Silvia Delforno, psicanalista. "Ajudando você a viver de forma mais leve, com mais plenitude e realizações".
Sessões on-line e presencial. Informações: whatsapp - 11 971182440.
|