Mapeamos  toda
pra
voce.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 




 
Compartilhar


Publicado em 06/03/2023

TUDO ACONTECE POR UMA RAZÃO


Como você interpreta esse ditado? Ele tira ou traz a tona sua responsabilidade por "tudo"?


Noite de sábado de Carnaval, chove torrencialmente no litoral norte de São Paulo. Os morros deslizam pelo excesso de água, levando consigo o que a lama consegue abraçar, inclusive vidas. Uma tragédia anunciada aos governantes, um aviso silencioso a todos que se sujeitam a morar em áreas de risco. Sabendo que havia risco em construir uma casa no alto de um morro, na serra litorânea, então percebemos que os moradores sabiam o que podia acontecer? Nem sempre.São vários fatores, a ação da natureza, em primeiro lugar. A situação socioeconômica das pessoas, pois essas áreas costumam custar mais barato. A necessidade de acomodação, a falta de conhecimento e a fé que nada vai acontecer de ruim.

Em 2001, o então guitarrista do Titãs, Marcelo Fromer, corria por um bairro nobre de São Paulo, e, na faixa de pedestre, segundo testemunhas, foi atropelado por uma motocicleta, que não parou para ajudá-lo. A área estava escura devido ao racionamento de energia empregado naquele ano; Marcelo sofreu escoriações na face e traumatismo na cabeça; e mesmo sendo socorrido no HC, veio a falecer dois dias depois. Sua namorada, sentindo sua ausência, foi a delegacia do bairro e chegou num homem acidentado sem documentação. Ele foi reconhecido por uma tatuagem. Marcelo se foi aos 39 anos, cheio de vida. Onde está o "tudo acontece por alguma razão"? De forma racional, constatamos a imprudência de um motorista. Emocionalmente, uma vida acabou pelo provável erro decorrente da pressa e da rotina desenfreada.

Aceitar que coisas ruins acontecem a pessoas boas, por razão nenhuma, é um grande passo evolutivo. Visto que o ser humano gosta de pensar que tem algum controle sobre sua vida.

Percebemos pessoas que buscam na fé o consolo para seus infortúnios, como se um ser divino fosse o verdadeiro responsável pelos obstáculos e desconfortos da vida. Ao contrário, outras pessoas assimilam a força superior como algo negativo, que causa dor e sofrimento. Acreditar que exista um plano divino que sabe "a hora", "que põe e tira da nossa vida", "que tem uma razão para tudo acontecer", e, principalmente, "que quer que seja assim", é não olhar para os possíveis erros que precisam ser corrigidos. O grande desafio para quem fica e sofre é encontrar motivos para seguir adiante, seja à vista de um tratamento de uma doença grave, seja de um acidente com proporções irreversíveis, seja uma fatalidade, seja uma tragédia. "Apesar de" é preciso seguir adiante.

A pergunta que fica é: qual é o porque de seguir adiante? Trauma, dor, perda, sofrimento não são meras palavras, são coisas que a você trabalha em terapia, se conhecendo a fundo, e aprendendo, no seu tempo, a conviver com as dores. E continua a viver porque entende que a vida é um processo contínuo.

Criança órfã de São Sebastião encontrará um novo lar, sempre haverá um casal em busca de adoção. A filha de Marcelo seguiu os passos do pai e dedica-se à música. 

Traições são perdoadas. ONGs são abertas. Novas realidades são encaradas. Mudanças são assimiladas. Tristeza dá lugar a esperança. Lembranças são colocadas numa caixinha, dentro do coração. 

A vida não para, porque em tudo há uma razão.




Silvia Delforno, psicanalista. 
"Ajudando você a viver de forma mais leve, com mais plenitude e realizações".
Sessões on-line e presencial.  
Informações: whatsapp - 11 971182440.




 
 
 


Portal Vila Mariana ® SP