Mapeamos  toda
pra
voce.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 




 
Compartilhar


Publicado em 04/04/2022




TRAZENDO O OSCAR PARA O DIVÃ

Assunto polêmico do início da semana, o tapa na cara mais comentado do momento vem para o divã. And the Oscar goes to... a análise.

Primeiro vamos às apresentações.

Will Smith, ator, rapper  e produtor de cinema. Americano, 53 anos, negro, talentoso, rico e famoso. Sua esposa é Jada Pinkett Smith, também atriz, dubladora, produtora. Americana, 50 anos, negra, bonita e mãe de dois filhos. Chris Rock é comediante, ator, roteirista e produtor. Americano, 57 anos, famoso. 

Alopecia, condição dermatológica que afeta 5% das mulheres em todo o mundo, caracterizada por afinar os fios do cabelo até eles pararem de crescer completamente. A alopecia é uma das principais causas da calvície feminina, principalmente na região central do couro cabeludo. Dentre os tipos de alopecia, está a areata, doença inflamatória que provoca a queda de cabelo quando o sistema imunológico ataca os folículos pilosos e está associada a fatores emocionais, como traumas físicos, alergia e estresse grave.

Jada Pinkett Smith sofre de alopecia areata e sua calvície está aparente.

A atriz foi alvo de uma piada de Chris Rock que a comparou à atriz Demi Moore no filme "G.I. Jane"; no Brasil "Até o limite da honra", onde Demi aparece com a cabeça raspada. Will Smith, seu marido, levantou-se, foi até o palco e deu um tapa no rosto do humorista, defendendo a esposa. Climão no tapete vermelho.

Embora muitos acreditam que seja uma armação hollywoodiana, o caso repercutiu e muito após a noite de domingo. Abaixo segue uma análise da situação como se fosse no dia-a-dia de pessoa normais, menos famosas e não menos importantes.

Que imagem você está passando ao mundo?

Chris Rock ultrapassou os limites da sensatez fazendo piada com algo sério, que Jada não pediu para ter. Logo, é algo que merece respeito e empatia. Chris Rock pode ser comparado com pessoas que fazem piada do gênero sexual, da cor, da aparência, dos costumes das pessoas sem pensar que está ofendendo e, sim, apenas "tirando onda". O que essa pessoa não entende que o princípio da vida é aceitar e respeitar o outro como ele é, sem interferência. Cada um com suas características e todos se respeitando. Não à toa todo mundo odeia o Chris. Brincadeirinha sem graça, bem do estilo dele.

Will Smith tomou as dores da esposa, não conseguiu segurar a raiva e a pressão e partiu para a ignorância e violência. Will não conseguiu lidar com suas emoções, gerando uma instabilidade momentânea. É preciso tomar muito cuidado com os rompantes emocionais pois os resultados podem ser cruéis e eternos. O mundo viu um Will Smith desestabilizado emocionalmente, e talvez essa atitude ecoe na sua vida profissional.

Jada, embora pareça muito reservada, sentiu-se constrangida e com razão. Lembrou-me muito as mulheres fortes que precisam lidar com suas dores. Afinal, esta é uma época de cura e ela está aqui para isso - traduzindo seu post no Instagram após o acontecido.

Estrelas à parte, o que se notou, sem dúvida, foi o limite ultrapassado por ambos. 

O autoconhecimento ensina a ter limites e respeitar os limites alheios.

No mais, acordei na segunda-feira de manhã com a mídia especulando de todas as formas possíveis o fato. Mas fui interrompida pelos meus boletos. Vida real, sabe.

Redação:

Silvia Delforno, psicanalista. 
"Ajudando você a viver de forma mais leve, com mais plenitude e realizações".
Sessões on-line e presencial.  
Informações: whatsapp - 11 971182440.





Portal Vila Mariana ® SP