Mapeamos  toda
pra
voce.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 




 
 
 
Compartilhar


Publicado em 27/02/2023

QUARENTA DIAS DA SUA VIDA


Um curto espaço de tempo que pode transformar sua vida.

A igreja católica iniciou no último dia 22 a quaresma, período de quarenta dias que antecipa a celebração da Páscoa. Quaresma é tempo de jejum, penitência, esmolas e orações. Páscoa é Pessach, palavra hebraica que significa passar além, da escravidão para a liberdade. 

"Quarenta dias" é um tempo bastante usado na Bíblia, o livro mais lido no mundo. Quarenta dias forma a dieta de uma mulher que acabou de dar à luz. Quarenta dias foi o tempo que Jesus passou no deserto preparando-se para a vida pública. Quarenta dias é um tempo mínimo da sua vida, mas que pode valer muito.

Quarenta dias da sua vida. Não importa a sua religião, importa a sua vontade de fazer algo diferente nesse curto espaço de tempo, porém longo quando é retirado dele algum prazer cotidiano. Penitência não é apenas bebida, comida, barba e cabelo. Os tempos são outros e as penitências também se modernizaram. Abaixo algumas dicas para você, que deseja desintoxicar nesse período pós-carnaval ou ainda, que deseja estar mais consciente e mais presente, no aqui e agora.

Quarenta dias sem tomar álcool. Pode ser quarenta dias tomando suco natural e água, apenas. Longe dos refrigerantes.

Quarenta dias sem comer carne. Mas pode se transformar em quatrocentos dias comendo bem menos carne, dando preferência aos legumes, verduras e carnes brancas. Ou ainda, desinstale por quarenta dias aplicativos de comida pronta. A saúde, a balança e o bolso agradecem a penitência.

Quarenta dias sem sexo. Mas pode ser alterado por quarenta dias sem azarar comprometidas nas redes sociais. Sem fazer gracinha boba nas fotos de biquíni ou roupa decotada, afinal você só viu porque ela postou, portanto refere-se a vida dela, não lhe dando o direito de invadir a vida alheia. Quarenta dias sem traição também é uma penitência - faça uma limpeza das energias que não pertence a você. Nessa dica vale também fazer amor ao invés de  fazer sexo - você aprenderá muito com essa prática que em nada é sacrifício.

Quarenta dias sem fazer a barba e/ou cortar o cabelo. Honestamente, converta essa penitência em cesta básica e distribua a quem necessita.

Quarenta dias sem fofocar. Aproveita e cria um novo grupo não para fofocar, mas para falar bem um do outro. 

Quarenta dias sem pornô. Sem fotos, nem filmes, nem webcam. Faça uma penitência até sentir desejo e respeito pelo corpo alheio. (essa penitência é muito válida para pessoas que de tão viciadas, procuram por violência ou pedofilia)

Quarenta dias sem comer doce. Troca por quarenta anos sem dependência do açúcar. Troque por frutas. Aprenda a viver sem açúcar. O mesmo vale para o sal, diminua sempre um pouco mais.

Vício em jogos de qualquer espécie. Talvez quarenta dias seja pouco tempo. Aconselho procurar ajuda e deixar definitivamente todos os vícios que lhe traga prejuízo moral, emocional e financeiro.

Quarenta dias sem viver vinte horas ao dia no celular. Acredite, há vinte anos não existia essa dependência, e existia vida. Não é impossível viver sem o aparelho - ele ajuda em muitas ações e atrapalha numa grande proporção. Pelo menos faça uma quaresma de conversar na mesa do almoço, com as pessoas sentadas ao seu lado. Se isso for sacrificante para você, procure ajuda psicológica.

Quarenta dias fazendo o bem, não importa a quem. Nesse país de tanta desigualdade social, você encontrará quarenta vezes dez motivos para ajudar quem precisa. Comece olhando ao seu redor.

Quarenta dias olhando mais pra si e menos para os outros. Um trabalho de autoavaliação, reconhecendo a si próprio e suas necessidades para alcançar o caminho da evolução.

Quarenta dias estressando menos, xingando menos, sendo menos birrento e mais adulto. Não será fácil, principalmente aos mimados. Mas é necessário.

Quarenta dias se conectando com algo em que acredita, seja através das religiões, do contato com a natureza, iniciando o voluntariado, lendo uma história para uma criança ou idoso.

Quarenta dias para a sua passagem. Passagem esta pelos caminhos que você precisa trilhar para ser um ser humano melhor. Da escravidão do ego a liberdade da alma.

 
Redação:

Silvia Delforno, psicanalista. 
"Ajudando você a viver de forma mais leve, com mais plenitude e realizações".
Sessões on-line e presencial.  
Informações: whatsapp - 11 971182440.




 


Portal Vila Mariana ® SP