Mapeamos  toda
pra
voce.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 




 
Compartilhar


Publicado em 17/12/2021


MASSAGEM FACIAL

VOCÊ MERECE ESSE CUIDADO.

Massagem facial é uma técnica usada para estimular os músculos do rosto, melhorar a circulação e a oxigenação do sangue nessa área. É feita de movimentos com as mãos e com as pontas dos dedos, como numa massagem corporal. Contudo, os toques são mais leves, lembrando a drenagem linfática e contornam as linhas de expressão facial.

Muitos profissionais complementam a sessão com aparelhos de eletroterapia. Uso de bambu e ventosa. Além de elementos ativos como a argila e o ácido hialurônico, que auxilia na sustentação e hidratação da pele, evitando a flacidez, as linhas e sinais de expressão. Tudo isso é apenas um explicativo das opções existentes no mercado, e um bom profissional saberá o que melhor se encaixa na pele do seu rosto. Nesse artigo fixaremos na massagem manual, que pode se tornar uma automassagem.

Benefícios da massagem facial.

Melhora a circulação e oxigenação do sangue na região da face. Auxilia no combate ao estresse e alivia as tensões musculares faciais (perceba o quanto “travamos” o maxilar quando estamos tensos). Potencializa tratamentos de rejuvenescimento facial. Reduz bolsas nos olhos e inchaço no rosto. Suaviza as linhas de expressão. Deixa a aparência facial muito melhor e é uma terapia para a autoestima e autocuidado.

Passo-a-passo da massagem facial.
  • O primeiro passo é higienizar as mãos e lavar o rosto com sabonete específico.
  • O ideal é usar creme específico para massagem facial ou dermocosmético. Não são recomendáveis produtos oleosos, principalmente para partes da face já oleosas.
  • O segundo passo é iniciar a massagem com o relaxamento de toda a área próxima à face. Comece alisando o colo – faça movimentos abrindo a região do centro para o ombro, melhorando a postura. O pescoço é uma área que requer atenção por sofrer com a ação da gravidade e exposição ao sol. Por erros posturais, como olhar sempre pra baixo para a tela do celular, os movimentos devem ser retos, de baixo para cima, evitando a flacidez.
  • Em seguida, com a ponta dos dedos, percorra a extensão do pescoço à nuca em movimentos giratórios, sem pressa. Suba para a região das orelhas, com movimentos de pequenos círculos. Contorne toda a têmpora, com afeto. A têmpora se estende do final da sobrancelha até a parte lateral do couro cabeludo. É uma região que interfere na harmonia e jovialidade da face e, quando profunda, gera um aspecto envelhecido. Então, toda atenção à ela.
  • Subindo para a testa, abra as duas mãos e use, com mais presença, o dedo polegar do meio das sobrancelhas até o final da fronte, terminando o movimento no couro cabeludo (mãos fechadas, pressionando levemente os polegares).
  • Utilizando as palmas e os dedos, faça um deslizamento por toda a face, por três vezes; o próximo passo é a área da boca – do nariz ao queixo. O sentido das mãos nos movimentos será sempre de dentro para fora, percorrendo o sentido do fluxo linfático. Nos lábios, com os dedos em V, faça movimentos de abertura da boca, em direção às bochechas. Nas bochechas, use os quatro dedos – menos o polegar – subindo da mandíbula às maçãs do rosto e abrindo em direção as têmporas. O movimento de massagem no nariz é de da lateral ao centro. Volte aos lábios e pincele-os, jamais gerando desconforto.
  • Nos olhos o movimento é circular, aliviando as tensões. Na região das olheiras o movimento é muito leve e de dentro para fora, repetidamente, drenando a área. O próximo movimento é deslizar os dedos do centro da região para fora, abrindo a área que fica franzida quando estamos contrariados. O próximo passo é um pincelamento por toda a extensão da sobrancelha, de dentro para fora. 
  • Para a finalização faça um deslizamento por toda a face, lembrando que cremes específicos potencializam os benefícios da massagem facial.

Colágeno e sua produção natural.

O colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelo corpo e responsável pela estrutura, firmeza e elasticidade da pele.

A produção natural do colágeno se dá pelo consumo de carnes, frango, ovos, gelatinas e castanhas. E também por alimentos ricos em vitamina C: laranja, limão e mamão.

Faça da massagem facial um momento de autocuidado. Ou procure por um profissional para conhecer essa massagem, você vai adorar.


Redação: Silvia Delforno







Portal Vila Mariana ® SP