As verdades verdadeiras. Construindo sua inteligência financeira
Cartão de crédito não é dinheiro seu, ele é do banco. Portanto não gaste o que não lhe pertence, pois a fatura chegará. O crédito facilita para quem tem vida financeira estável e já calcula uma projeção de gastos para o próximo mês, sem se apertar.
Gustavo Cerbasi, renomado mentor financeiro brasileiro, é taxativo ao mencionar que todos devemos viver um degrau a menos que a nossa renda permita, para que exista a "gordurinha" extra para investir, poupar e estar preparado para situações casuais. "Quando você escolhe viver um degrau abaixo não está empobrecendo as suas escolhas".
"Trata-se de uma estratégia inteligente para viver bem o presente e garantir que ele continue existindo no futuro.", diz Cerbasi.
Para começar a investir, totalmente do zero, é preciso organizar sua vida financeira, sabendo o quanto entra e o quanto sai e quais são as dívidas a longo prazo. Investimento é colocar seu dinheiro para trabalhar para você.
Para isso, primeiro você elimina suas dívidas - cartão de crédito, empréstimo bancário, empréstimo pessoal - para depois você começar a investir, pois os juros de investimentos dificilmente irão se igualar aos juros praticados pelas instituições financeiras.
O trabalho enriquece, enobrece e dignifica o homem. Sim, é isso. Se você não tem herança e pais para te sustentar, você terá que trabalhar, como todo mundo.
Esqueça as formas de dinheiro fácil, podem parecer interessantes, mas será uma grande dor de cabeça para sua vida. Trabalhar não mata, apenas cansa, e cansaço se cura com descanso. Por um bom tempo você terá que trabalhar e muito, contudo, tendo inteligência financeira, você conseguirá poupar e ter uma vida mais tranquila, futuramente.
Passos para o seu upgrade financeiro
Abra seu leque de opções de como ganhar dinheiro. Reveja seu currículo, lembre-se do curso de espanhol da sua adolescência e pense em como trabalhar com tradução ou ministrando aulas particulares. Todo mundo tem alguma coisa a oferecer e monetarizar.
Faça uma planilha com todos os seus gastos, até mesmo a pizza do domingo e corte os gastos desnecessários. Se você é uma mulher, reveja seus gastos impulsivos, como compras online e comidas de fast food, dois grandes vilões do
dinheiro na atualidade.
Essa atitude não será eterna, mas sim, temporária. Quando o assunto é vida financeira não tem como viver sem amanhã, o amanhã chegará para você usufruir das economias poupadas ao longo dos anos.
Terceiro passo, já citado, ganhe mais, mas não aumente o seu padrão de vida. Poupe por uns cinco anos no mínimo, e depois você vive melhor.
Parece tudo muito simples, mas não é. Inteligência financeira requer boa vontade e persistência. Mas é possível, tenha certeza.
Afinal, "todo processo acontece fora da zona de conforto", diz o poeta Michael John Bobak.
Redação:Silvia Delforno, psicanalista. "Ajudando você a viver de forma mais leve, com mais plenitude e realizações".
Sessões on-line e presencial.
Informações: whatsapp - 11 971182440.