
Compartilhar
|
Publicado em 29/05/2023
CRIANDO UM RELACIONAMENTO SEGURO
A insegurança é um dos principais motivos de discórdia entre um casal.A confiança no relacionamento é um dos fatores mais importantes e que mais contribuem para o sucesso da relação.
Pessoas inseguras precisam, muitas vezes, de ajuda psicológica, mas o outro envolvido na relação pode ajudar com ações que transmita segurança ao outro. Mostre interesse pela vida do seu parceiro
A partir do momento que você assume uma relação, faz parte da situação você querer saber da história de vida da pessoa, além dos seus interesses e objetivos. É natural conhecer a família e os amigos.
Demonstre interesse, queira saber e conhecer mais sobre a pessoa que está junto de você. E vice-versa, você também abrirá sua vida a ele. Essa cumplicidade gera segurança entre vocês. Uma dica é ter conversas sobre assuntos diversos, sair com a pessoa várias vezes, antes de ir para a cama. Saiba com quem você está se envolvendo.
Aja com integridade
Muitas vezes criamos uma imagem fantasiosa do relacionamento e o comportamento fingido é uma forma de sabotar a relação.
É preciso agir com maturidade e reconhecer a realidade da relação, deixando de lado os sonhos e encarando o que é real, mesmo que para isso haja dor. Mais vale uma relação entre dois adultos conscientes do que um oba-oba.
Primeiro, você precisa saber o que sente e o que espera dessa relação, com sinceridade. E ouvir do outro o que ele sente e o que almeja para sua vida.
Se estiverem alinhados com o propósito de alimentar a relação, é necessário alinhar falas e ações, para ninguém se magoar. Ser íntegro envolve honestidade e maturidade. É necessário parar de julgar o outro
Quando a fase inicial da paixão termina, é normal que as falhas da outra pessoa comecem a aparecer e será um teste para o amor entre vocês.
Provavelmente, você perceberá partes dele difíceis de aceitar, e também, comportamentos estranhos que remetem ao lado da personalidade que está sendo descoberta por você.
É preciso calma, não julgar nem brigar, e sim, dar espaço para ele perceber que determinada ação ou situação você não engoliu muito bem.
Passado um tempo, é hora de sentar e conversar, como parceiros. Uma vez que você optou estar nesse relacionamento, o ideal é você apoiar a mudança do outro e não apenas julgar, como se você não tivesse defeito.
A validação e a empatia ajudam a criar a sensação de segurança no seu parceiro. A aceitação é um dos pilares para um relacionamento satisfatório. Desenvolvendo sua responsabilidade emocional
Brigou, discutiu, resolveu dar um tempo. Por vezes é necessário respirar para compreender o que houve. Dar um tempo não significa se separar e, sim, ressignificar.
Dar um novo sentido a relação desenvolvendo a responsabilidade emocional que cada um tem. Por mais que possa ser difícil, é preciso haver honestidade e empatia. E criar maneiras de amenizar as discórdias.
Pergunte ao parceiro o que você pode fazer nos momentos de discussão e fale a ele como lidar com você nos momentos difíceis. Seres humanos não vêm com manual de instrução, é preciso calma e paciência, e resiliência, sempre. Toda dinâmica faz com que o casal se conheça mais a fundo, aprenda a se respeitar cada vez mais e cria harmonia na relação.
Todas as questões acima discutidas auxiliam a deixar o outro seguro no relacionamento. Redação:
Silvia Delforno, psicanalista. "Ajudando você a viver de forma mais leve, com mais plenitude e realizações". Sessões on-line e presencial. Informações: whatsapp - 11 971182440.
|