Mapeamos  toda
pra
você.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 




Compartilhar


Publicado em 19/08/2013


BOM HUMOR

VOCÊ TEM?



Olá ! Vamos refletir hoje sobre os poderes do bom humor e avaliar o quanto ele pode ser importante no equilíbrio emocional. No dia a dia passamos por inúmeras situações que nos tiram do sério e comprometem de forma significativa nossa qualidade de vida, o bom humor suaviza e traz a quem o tem benefícios que parecem ser invisíveis mas que estão presentes como proteção de uma vida mais saudável.

Pesquisas diversas comprovam que pessoas bem humoradas liberam mais endorfina, são mais relaxadas e possuem uma boa qualidade do sono. O bom humor também melhora o controle da pressão sanguínea, o sistema imunológico, dentre outros benefícios.
Ter flexibilidade, para encarar situações ruins, faz com que se amenize bombardeios ao organismo que sofre tanto com irritabilidades aumento dos níveis de estresse e doenças em geral.

Alguns pacientes internados por períodos longos ou recém operados se recuperam mais rapidamente se forem pessoas bem humoradas no cotidiano.

Obviamente que gargalhar o tempo inteiro não é possível mas estimular o riso é altamente compensador, vários sistemas integrados do organismo são beneficiados, a disposição em geral é mais estável. A alegria ajuda a criar defesas para a dor, favorece a integração consigo e com os outros ao redor, pessoas alegres, bem humoradas são sempre bem vindas, bem quistas nas relações familiares em novos grupos sociais, no ambiente de trabalho pois são pessoas amáveis, gentis e de bem com a vida.

Reflita quanto tempo das suas horas disponíveis você dedica a reclamar do dia frio ou chuvoso, do trânsito caótico, do vizinho que incomoda, do marido incompreensível, da esposa difícil de lidar, do trabalho, do chefe, enfim podemos ficar horas imaginando coisas desagradáveis, como também podemos inverter a situação acordar bendizendo mais um dia de vida, agradecer pelo trabalho, pela família, amigos, pelos novos projetos, e os privilégios de poder ver, ouvir, sentir e ir em frente para os novos desafios.

Ter bom humor é uma condição que se conquista, algumas pessoas possuem mas não cultivam, nem se dão conta de sua importância. Podemos observar que crianças desde pequenas já podem ser bem humoradas, costumam se destacar por serem sorridentes, possuirem facilidade em dividir brinquedos, interagirem com os amiguinhos nas brincadeiras, serem criativas e amigáveis.

A vida exige muitos estágios de superação, se houver uma melhor compreensão das dificuldades tudo ficará melhor, pessoas bem humoradas não são impulsivas ao tomarem decisões, são comedidas e suas ações implicam em pensar para depois agir.

Ser bem humorado também exige bom senso, saber se colocar na hora certa do jeito certo quando quiser brincar e descontrair, caso contrário algo prazeroso que é o se divertir passa a ser constrangedor, surge aquela já conhecida imagem do “bobo da corte” que se transforma no ser inconveniente.

Um grande desafio é rir das próprias dificuldades, aos poucos pode se perceber que é a melhor opção antes de poder resolvê-las, levando-se em consideração que algumas farão parte de nossas vidas e consequentemente não será agindo de mau humor que o mundo ou as pessoas mudarão de atitude.

Cada passo que se der em busca de maior equilíbrio sempre será bem vindo, a manutenção de situações que faça o bom humor ficar em alta nos reporta a situações de prazer, viagens, reunião com a família, boas relações com o sexo oposto, reunião com amigos e outras. A sabedoria popular costuma dizer que rir faz desopilar o fígado, rir é o melhor remédio, enfim faz sentido pois são situações que trazem bem estar. Então que tal ativar o aspecto do bom humor?

Cabe aqui, sinalizar que pessoas com humor oscilante devem procurar ajuda profissional pois pode estar havendo um desequilíbrio gerando a bipolaridade assunto que abordarei em outra oportunidade.

Mandem opiniões e/ou sugestões vamos interagir?


Forte abraço!

Claudete J. Silva Colunista de Saúde e Comportamento
Psicóloga Especialista em Clínica e Psicossomática
Tels: (11) 5583 3374 | (11) 99626-4832



Compartilhar





Portal Vila Mariana ® SP