Mapeamos  toda
pra
você.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 




PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A PELE



Quais são os problemas de pele mais comuns na adolescência?

O adolescente vive com as transformações na pele, que aparecem em forma de cravos e espinhas, a culpa é dos hormônios que nesse período estão borbulhando e agem diretamente nas glândulas sebáceas, estimulando a produção de sebo, que entope os poros formando os cravos que, quando inflamam, se transformam em espinhas e em alguns casos formam cistos. Além da produção exagerada de sebo, outros fatores contribuem para o problema como predisposição genética, menstruação irregular, proliferação bacteriana na pele, higiene inadequada e uso abusivo de cosméticos e maquiagens. E junto com a acne, ainda que com uma incidência menor, podem surgir outros problemas de pele como as sardas por causa da exposição solar sem proteção adequada.

Como prevenir o aparecimento de acne?

Limpeza da pele com produtos específicos é uma das principais recomendações. Uma boa higiene esse é o segredo, entre os cuidados diários é imprescindível uma higiene bem feita e o uso de cosméticos adequados. O adolescente precisa estar consciente de que será uma batalha constante, pois necessitará de alguns anos de dedicação e cuidado até que passe a fase crítica. Lavar o rosto pelo menos três vezes ao dia, com um sabonete líquido ou em barra suave e livre de óleo (oil free), com água morna ou fria, jamais quente, para não estimular a produção de sebo. Os sabonetes precisam ser anticépticos e bactericidas. Muitas marcas especificam isso no rótulo, mas quando não vem denominado, basta ver se na lista de ingredientes contém triclosan ou irgasan, substâncias com essas propriedades.

Como tratar a pele em casa após os danos causados pelo verão?

Uma boa higienização e uma esfoliação semanal já ajudam a melhorar o aspecto da pele. Há no mercado esfoliantes suaves, indicados para esses casos. Inicie os bons hábitos cedo, hidratando sua pele diariamente com um hidratante que contenha um FPS (fator de proteção solar) de pelo menos 15. Lavar o rosto, especialmente com água quente, remove os óleos naturais. Utilize uma solução de limpeza suave com hidratante ao invés de sabonete, e depois um hidratante leve. Evite exposição ao sol, os danos provocados agora pelo sol aparecerão mais tarde na forma de manchas e rugas.
Dormir bem é importante para a beleza. Aplique um creme antes de dormir e acorde com a pele do rosto hidratada. Não se esqueça da hidratação interna, também. Beba pelo menos 8 copos de água por dia.

No outono-inverno, quais são os tratamentos indicados para a pele dessa faixa etária?

Nessa idade, o mais comum é manter uma boa hidratação e não esquecer de usar o protetor solar no mínimo de FSP 30, pois ajuda e muito no futuro. O ideal é realizar uma limpeza de pele no mínimo 1 vez por mês, tratamento indicado para remover impurezas da pele e promover a limpeza dos poros. Para que a pele possa respirar e renovar suas células ela precisa ser bem tratada.

Quais são os problemas de pele mais comuns em mulheres dos 25 aos 35 anos?

A produção de óleo diminui, e linhas de expressão finas e "pés de galinha" começam a aparecer. O colágeno e a elastina começam a diminuir, e veias quebradas podem aparecer na forma de pontinhas vermelhas minúsculas. A pele também tende a estar mais sujeita a mudanças hormonais nessa idade. São necessários produtos com ação hidratante e com propriedades na redução de rugas e linhas de expressão, o que inclui ativos com efeito “botox-like” e que estimulem as funções das células. Como exemplo desta atividade temos os fatores de crescimento e peptídeos. Os primeiros tratamentos antiaging com profissionais são indicados para potencializar os resultados

Como prevenir o aparecimento de rugas e manchas?

É possível que a pele esteja mais seca, então a dica é usar uma solução de limpeza suave ao invés de sabão e, em seguida, um hidratante com protetor solar. Hidrate sua pele aplicando um creme noturno rico em nutrientes antes de dormir. Acrescente um creme rico para os olhos a sua rotina diária para ajudar a reduzir o inchaço e as olheiras.

Como prevenir e tratar a acne na idade adulta?

A acne na mulher adulta está relacionada ao stress da vida moderna, má alimentação e problemas hormonais, um tratamento eficaz é com o ácido glicólico na medida e pelo profissional especializado, proporciona excelentes resultados. É importante lembrar que, após qualquer tratamento de pele, é indispensável o uso de fotoprotetores, principalmente nos cuidados com a acne, como uma forma de evitar sequelas como a hiperpigmentação pós-inflamatória (manchas decorrentes da acne).

Como tratar a pele em casa após os danos causados pelo verão?

Sempre com uma boa higienização, hidratação e a utilização de protetor solar, mesmo no outono-inverno.

No outono-inverno, quais são os tratamentos indicados para a pele dessa faixa etária?

Limpeza de pele e peelings mais suaves, além de tratamentos de hidratação.

Quais são os problemas de pele mais comuns em mulheres dos 35 aos 45 anos?

A pele fica visivelmente mais seca e começa a perder parte da tonalidade e elasticidade. Linhas mais profundas podem-se formar em torno da boca e dos olhos e a pele pode estar mais sensível.

Nesta idade, é mais difícil a pele reter a umidade, e a tonalidade poderá aparecer menos uniforme.

Como tratar as rugas e manchas?

A regra número um é o uso do fotoprotetor, que deve ser retocado a cada duas horas. De preferência, ele deve ser aplicado sobre o produto antiidade, pois isso permite que as substâncias ativas desses produtos atinjam sua pele, sem serem bloqueadas pelas partículas físicas dos fotoprotetores. Para descobrir o tipo certo de cosmético para sua pele, o ideal é passar por uma consulta com um profissional. Após um exame minucioso, ele prescreverá produtos que atendam a suas expectativas e que sejam ideais para manter o estado e/ou reverter os sinais de agressão à pele.

Como tratar a pele em casa após os danos causados pelo verão?

Sempre com uma boa hidratação com cremes, beber agua e fotoproteção.

No outono-inverno, quais são os tratamentos indicados para a pele dessa faixa etária?

Além de limpezas profundas com regularidade para refrescar sua pele, é indicado o Peeling de Diamantes, que faz uma leve esfoliação removendo as células mortas, estimulando o colágeno, promovendo o rejuvenescimento e revitalização da pele, além de diminuir a oleosidade e manchas da acne superficiais.

Quais são os problemas de pele mais comuns em mulheres a partir dos 45 anos?

A partir dos 45 anos, a mulher entra no último ciclo menstrual e na menopausa, o que provoca uma queda dos hormônios fundamentais para a manutenção da beleza, viço e elasticidade da pele. Esta se torna mais ressecada, com flacidez e rugas acentuadas. As manchas na face e no dorso das mãos aumentam em quantidade e tamanho e a pele perde sua uniformidade.

Como tratá-los?

A pele precisa de hidratação profunda e com tecnologia rejuvenescedora, que proporcione efeito lifting, restauração dos contornos faciais, com a recuperação do tônus e elasticidade da pele e estímulo à renovação celular. A pele precisa de limpeza profunda com hidratação.

Como tratar problemas como flacidez em regiões do rosto?

Atualmente há uma variedade em tratamentos eficazes para a região do rosto. Além dos cremes para área dos olhos, renovadores e aceleradores celulares, há a aplicação de botox, tratamentos semi ablativos como Plasma, Fraxel e Pixel para reduzir as rugas, peelings superficiais, médios e profundos como opção aos lasers, lasers ablativos com Co2 e Erbium, luz Intensa pulsada para as alterações pigmentares, produtos de preenchimento para as rugas profundas, sulcos, lábios e face

Como tratar a pele em casa após os danos causados pelo verão?

Sempre com uma boa hidratação, esfoliação e fotoproteção.

Quais produtos devem ser utilizados? Com que tipo de formulação?

Os produtos devem oferecer múltiplas atividades a fim de atender às várias necessidades apresentadas como melhora da flacidez, preenchimento das rugas evidentes, hidratação e melhora do relevo cutâneo. Mais uma vez, a realização de sessões para revitalização com profissionais propiciará resultados ainda mais evidentes.

Como sugestão, os Peelings para aumentar a receptividade dos ativos. As consequências da queda dos hormônios femininos são percebidas nesta fase. Existe um afinamento da pele, flacidez e rugas mais evidentes enfim, uma desvitalização cutânea de maneira geral. Os produtos dedicados para peles com este grau de envelhecimento necessitam de hidratação intensiva, ativos anti-rugas que preenchem de dentro para fora e fito-hormônios para devolver a vitalidade e jovialidade da pele. Sessões de revitalização com massagem estimulante e produtos lipossomados oferecem ótimos resultados. Uma ótima indicação é o tratamento Peeling Enzimático, extraído do abacate e da papaia indicado para peles desvitalizadas, envelhecidas e fotoenvelhecidas. Um cosmético que não pode faltar é a Vitamina C, anti-radicais livres, que estimula o colágeno, é hidratante, cicatrizante, tonificante e clareador. Indicado para a prevenção do envelhecimento e pode ser usado em todos os tipos de pele.

No outono-inverno, quais são os tratamentos indicados para a pele dessa faixa etária?

Durante o dia, use um rico hidratante protetor com proteção solar.

Antes de dormir, um creme noturno rico em nutrientes é bem vindo. Nesta fase da vida, tanto água quente quanto sabonete ressecam demasiadamente a pele. Sempre use soluções de limpeza com hidratante ao invés de sabão e enxágue com água fria. Faça esfoliação para remover células mortas, evitando produtos muito abrasivos que possam danificar sua pele mais frágil. Como sua pele está mais fina, queima com facilidade.



Juliana Piola
Colunista de Saúde e Estética


Compartilhar







Portal Vila Mariana ® SP