Mapeamos  toda
pra
você.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 




PELES MISTAS

OLEOSAS E SECAS

Quais as características das peles mistas, secas e oleosas?

A pele mista tem como característica a oleosidade excessiva na chamada zona T (testa, nariz e queixo), nesta região, os poros apresentam uma dilatação maior. No restante do rosto, a pele apresenta características de desidratação, ou seja, é seca. Possui uma espessura fina e apresenta rugas finas e precoces com tendência a descamação. Nas regiões secas é necessário um cuidado maior com relação à hidratação. È um tipo muito comum, tanto que há no mercado produtos específicos para esse tipo de pele, produtos de dupla ação que hidratam onde a pele é seca ou normal e controlam o brilho onde ela é mais oleosa. A pele seca tem o aspecto de sem vida e áspera, além de ser opaca e sem vida, é muito sujeita a manchas, rugas e marcas de expressão. É uma pele que necessita de muita hidratação para não descamar. A pele oleosa tem um aspecto brilhante, aparentemente grossa, com poros dilatados, mais evidentes no nariz e bochechas. É facilmente irritável, difícil de maquiar e frequentemente associada ao acne (cravos e espinhas). Tem aparência brilhante, e as pessoas com esse tipo de pele devem preferir produtos em gel, loção “oil free” não oleosa ou produtos em pó, não toleram produtos em creme, pois pioram a oleosidade.

Quais os cuidados básicos que deve ser tomados por quem tem pele seca, mista e oleosa?

A pele mista precisa de cuidados em todas as áreas, especialmente nas zona T, o ideal é que se use produtos gel-creme nessa região. A pele seca necessita de uma hidratação intensa, opte por cremes que sejam específicas para esse tipo de pele. Já as peles oleosas, precisam de muito cuidado, pois podem apresentar acne, por isso produtos em gel são os mais indicados, além de produtos oil free.

Quais os erros mais comuns que as mulheres cometem na hora de cuidar de cada um desses tipos de pele?

Os erros com a pele mista acontecem na hora do cuidado, pois muitas pessoas não têm paciência para passar mais de um tipo de creme no rosto, e esse tipo de pele exige isso. Os erros na pele seca é justamente a falta de cuidado, o que deixa a pele com aspecto áspero. Já na pele oleosa o erro é no excesso e no uso de cosméticos que não são indicados, o que piora a oleosidade.

Quais os produtos essenciais para cada grupo de tipo de pele?

O que elas têm em comum é a necessidade do uso de protetor solar. As peles secas podem optar por cremes com manteiga de karité e que tenham mais concentração de óleo e menos de água assim proporcionará maciez. Peles mistas e oleosas podem optar por produtos com ginkgo biloba e laranja, que possuem ação antioxidante e mate.

Quais os tratamentos mais indicados para minimizar os problemas de cada tipo de pele?

Para pele oleosa, o indicado é manter a pele sempre limpa, com uma boa esfoliação e limpeza. Fazer uma limpeza de pele a cada 15 dias é indicado, além de tratamentos com efeito mate e diminuição dos poros. Para a pele mista o indicado são tratamentos de limpeza e esfoliação, assim como com as peles secas, que precisam, também de tratamentos que hidratem.

Quais os alimentos que devem fazer parte ou devem ser evitados pelas mulheres de pele seca, mista ou oleosa?

Pessoas com pele oleosa devem evitar alimentos gordurosos, como castanhas, amêndoas.


Juliana Piola
Colunista de Saúde e Estética


Compartilhar





Portal Vila Mariana ® SP