Mapeamos  toda
pra
você.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 




Compartilhar

Publicado em 31/08/2016


O QUE É POSICIONAMENTO DE MARCA?



Ter uma boa posição da marca no mercado é fundamental para o seu sucesso. Logo, diferentes métodos são usados para o fortalecimento de uma marca, desde a incorporação de qualidades técnicas quanto o investimento na relação entre marca e consumidor. Valores subjetivos e questões técnicas e diretas influenciam no bom posicionamento da marca. É preciso que ela faça parte do imaginário e do dia-a-dia do público-alvo... E isso é feito com boas campanhas, ações de marketing, ações de merchandising, pesquisas, entre diversas outras ações. Produtos que suprem as necessidades, são inovadores e surpreendem o consumidor, com certeza são bem posicionados no mercado! 

Por isso a marca se comunica com o seu consumidor em um primeiro momento, dando os motivos do porque deve ser comprada e é melhor do que a concorrente. Em seguida, ao passar confiança, a marca dialoga com o consumidor criando relação de igualdade e participação mútua. Por último, as marcas passam a de fato conviver com o consumidor, chegando ao grau de fidelização. Quando mais eficaz for o posicionamento de marca, melhor o trabalho de branding da equipe que trabalha com essa área.

Existem exemplos interessantes de posicionamento de marca (vídeo da campanha acima). A Coca-Cola é um deles. Uma empresa há mais de 100 anos no mercado que continua favorita em sua área e é destaque no mercado só pode possuir um ótimo posicionamento de marca. Isso acontece porque a Coca-Cola sempre se manteve atualizada e produzindo conteúdos líquidos, ou seja, conteúdos que se espalham e criam sentido independente do local. Humanização é a palavra. Quanto mais humana e próxima ao cotidiano, maior a identificação com o público. Interação também é outra característica. Uma marca que interage com o seu público de forma constante e verdadeira também se posiciona bem. Com as mídias sociais essa ideia se consolida muito bem, basta ter discernimento e cuidar da forma que apresenta a marca.

Outro exemplo é a Cielo. Em campanhas mais recentes, a Cielo deixou de ser uma "máquina de passar cartões" para se tornar uma "máquina de ideias". A ideia é investir no protagonismo do cliente e empreendimentos considerados fantásticos.

Foi lançada uma série de vídeos para mostrar diferentes tipos de empreendedores que a empresa atende. Mais uma vez a humanização se faz presente por meio de personagens de sucesso. Além do bom humor, os vídeos geram mais interação e identificação com o seu público.




E quando se trata de pequenas empresas? Aí vão duas dicas de posicionamento de marca para esses casos: 1- Sem mania de grandeza: se você tem uma pequena empresa, entenda a abrangência dela e invista nisso. Assim você cria um nicho específico de atuação que consegue atender plenamente. Não adianta tentar “abraçar o mundo” sem conseguir atender a todos a contento. É melhor ter uma gama reduzida de público que consiga atender com excelência. 2- Busque as tendências: analise a tendência de mercado para sua área de atuação. Verifique o que o seu público-alvo está esperando nesse nicho e acompanhe, mantendo-se sempre atualizado.


Pablo Silva
Corlam Mídia | Fone: 11 4564-1318 | pablo@corlam.com.br




Compartilhar




Portal Vila Mariana ® SP