Mapeamos  toda
pra
você.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 




Compartilhar

Publicado em 07/01/2016


O QUE É BIG DATA?

A Big Data (“megadados em português”) refere-se a uma enorme quantidade de informações, dados grandes e pesados que são armazenados num computador, dentro de um sistema operacional de rede e dos servidores de computadores. A Big Data comporta dados que os aplicativos tradicionais não comportam e por isso que esse termo é tão especial, porque ele consegue interpretar e analisar um grande volume de dados e de variedades. 



MAS, COMO FUNCIONA E PORQUE ELA FOI CRIADA?

A Big data foi criada para combater os problemas socioeconômicos. Vale assistir o filme “Moneyball” – O homem que mudou o jogo, com Brad Pitt. Neste filme eles usam a tecnologia Big Data para juntar o melhor time de Baiseball sem gastar muito dinheiro. 

Com a crescente globalização, o mundo dos dados tem a tendência de crescer cada vez mais. Desde 2000 esse crescimento é notável, tendo sido observado pela IBM em 2008, que só naquele ano foram produzidos cerca de 2,5 quintilhões de bytes, decorrente às criações de redes sociais, intranet, GPS, entre outros. E não havia espaço para tudo isso.
 
Por esse motivo a Big Data é imprescindível, pois, ela é um meio que fornece dados aos consumidores para agregar valor ao negócio. E toda empresa que valoriza uma tecnologia rápida e com um grande volume de dados, vale a pena investir na Big Data.

A Big Data trabalha sob 5 v’s: Volume (gerando petabytes de dados a cada dia), velocidade (para agir em tempo real), variedade (porque foge das redes tradicionais de dados, como o e-mail, rede sociais, etc), veracidade (pois precisa-se saber se os dados são reais e autênticos), e valor (porque uma empresa que investir na Big Data com certeza terá retorno desse investimento), exemplo: uma empresa que precisa fiscalizar se há fraudes. A Big Data é muito mais eficaz e muito mais rápida do que as bases tradicionais das seguradoras.



QUAL A SERVENTIA PARA SITES E LOJAS VIRTUAIS?

Ela tem a capacidade de compreender os movimentos dos consumidores atuais e modernos, suas expectativas, seus gastos, etc. Tudo isso para melhorar a qualidade do serviço e a dinâmica do próprio.

Vantagens: A Big Data comporta e analisa um grande número, tamanho e densidade de dados trafegados nas redes sociais. A vantagem disso tudo é saber quem realmente compra seus produtos, serviços, ideias, o que ele espera da sua loja e quais são suas expectativas.

A maior vantagem é a aproximação entre consumidor e empresa, que permite a empresa se consagrar na internet e conquistar o maior número de consumidores através dos estudos feitos pela Big Data.

Outra vantagem de utilizar a Big Data é permitir que a empresa tenha visão do seu negócio. O trabalho da mineração de dados através dos softwares permite clareza, ou seja, adaptação rápida às mudanças do mercado e aumento da competitividade.



TRAILER DO FILME MONEYBALL COM BRAD PITT





Pablo Silva
Corlam Mídia | Fone: 11 4564-1318 | pablo@corlam.com.br




Compartilhar



 


Portal Vila Mariana ® SP