Mapeamos  toda
pra
você.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 




Compartilhar

Publicado em 26/02/2015


MARKETING ESTRATÉGICO

Olá leitores do Portal Vila Mariana! Este mês vou falar sobre algo muito importante para todas as empresas de grande e pequeno porte, que buscam seu lugar ao sol trabalhando o Marketing. 

Mas não vou abordar o grande mundo do Marketing em geral, e sim talvez a mais importante área dele, o Marketing estratégico:

Seu conceito vai muito além das técnicas de divulgação de produtos e serviços. Abrange a identificação da necessidade dos consumidores; a atribuição de valor à marca; garantir que o produto possa chegar até o cliente (tanto do ponto de vista comunicacional quanto logístico), além de outras funções.

Pensando especificamente no chamado marketing estratégico, a visão de futuro é um dos aspectos principais. Esse tipo de marketing é focado nas necessidades e nos desejos dos consumidores e caracteriza-se pela segmentação da oferta e adequação das estratégias de comunicação para que sejam específicas para o público-alvo. 

A Motorola é uma das empresas que se destaca no desenvolvimento de planos de marketing estratégico. Um deles foi para o produto Motorola Razr V3: ao invés de tentar convencer o consumidor usando frases simples com verbos no imperativo (compre, adquira, garanta), foi realizado um trabalho intenso de argumentação em torno da nova proposta. A marca em nenhum momento insultou a inteligência dos seus possíveis clientes.

Outra marca que foi um grande exemplo de marketing estratégico foi a Oreo. Há pouco tempo, ela foi colocada no mercado brasileiro pela terceira vez, mas finalmente parece ter chegado para ficar. O segredo do sucesso foi o início: tudo começou com uma pesquisa entre os consumidores brasileiros para chegar à fórmula que mais lhes agradaria. Ou seja, a bolacha Oreo vendida por aqui é diferente da encontrada no exterior, pois sofreu adaptações para o paladar dos consumidores locais.

Diferente do que pode parecer, o marketing estratégico não é uma aposta apenas para as empresas multinacionais, muito pelo contrário. As micro e pequenas empresas também podem investir neles para melhorar a sua colocação no mercado, conquistar novos clientes e fidelizar os já existentes.

Para isso, os gestores dessas empresas de menor porte podem (e devem) tomar como exemplo as estratégias utilizadas pelas multinacionais, adaptando-as à sua realidade. Uma boa ideia é seguir o que a Oreo fez e realizar uma pesquisa com os consumidores em potencial para adequar o produto ou o serviço de modo que atenda às suas necessidades.

Lembre-se: uma empresa pode criar demanda pelo marketing estratégico.


Pablo Silva
Colunista de Publicidade e Propaganda
Corlam Mídia | Fone: 11 4564-1318 | pablo@corlam.com.br | Site: www.corlam.com.br


Compartilhar





Portal Vila Mariana ® SP