Mapeamos  toda
pra
você.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 




Compartilhar

Publicado em 20/01/2015


DIAGRAMAÇÃO DE UMA PEÇA PUBLICITÁRIA

A diagramação é uma verdadeira arte que exige do profissional um senso de estética muito grande, pois é responsável por dispor os elementos gráficos que irão compor determinada peça. Seja uma peça publicitária impressa ou digital, o papel do diagramador é de extrema importância, pois um pequeno deslize pode provocar desastres irreparáveis.

Um dos pontos muito importantes que precisam ser observados ao se diagramar uma peça publicitária é a escolha das cores. As cores exercem um papel fundamental para o sucesso de uma propaganda, e o padrão é que sejam utilizados fundos claros com fontes escuras - entretanto, não há uma regra. O importante é pensar na legibilidade e, também, nos desconfortos que determinadas escolhas de cores possam vir a trazer para o público.

Outra questão importante na hora de diagramar é se atentar a hierarquização do conteúdo, dando destaque àquilo que é mais importante que seja visto pelo seu consumidor. Uma comunicação assertiva é aquela que atinge em cheio o público-alvo, é aquela em que, de fato, o emissor consegue transmitir o recado ao receptor sem ruídos, sem falhas, para que então ocorra o feedback, portanto, é isso que devemos ter em mente na hora de definir a disposição dos conteúdos de uma peça.

Tão importante do que esses dois pontos elencados, é igualmente essencial para uma boa diagramação a forma como serão posicionadas as imagens e outros elementos e, também, a escolha das fontes que serão utilizadas. Ao diagramar, é necessário conhecer muito bem a empresa, para que a peça traduza a identidade da companhia. Porém, ainda mais importante é conhecer o público ao qual está se dirigindo. Só após ter em mente muito claramente quem é seu público-alvo e a imagem da empresa é que é possível iniciar o trabalho de diagramação de uma peça publicitária.





Uma dica super importante é ter bastante cuidado com erros ortográficos, que são inadmissíveis em peças publicitárias e pegam muito mal. Então, leia e releia o texto, peça para os seus colegas darem aquela última revisada e nunca fique na dúvida. Se você não tem certeza de como escreve uma palavra, pesquise, se informe, pergunte, mas não cometa erros na peça. Por incrível que pareça esse é um erro bastante comum, então, é muito importante estar atento. Outra dica é tomar cuidado com a poluição visual - esse é outro erro que acontece com muita frequência e é fatal para uma peça publicitária, pois faz com que o público se canse facilmente e nem chegue a captar a sua mensagem.

O segredo para uma boa diagramação é o equilíbrio e bom senso, não exagerar e nem deixar faltar nada, fornecer ao público apenas o necessário para identificar a marca e compreender a mensagem.


Pablo Silva
Corlam Mídia | Fone: 11 4564-1318 | pablo@corlam.com.br



Compartilhar




Portal Vila Mariana ® SP