Mapeamos  toda
pra
você.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 




Compartilhar

Publicado em 03/03/2015


COMUNICAÇÃO VISUAL

No mundo do marketing e da publicidade, já faz muito tempo que as marcas deixaram de competir entre si por um espaço nas prateleiras, hoje, a briga é pela mente dos consumidores. 

As empresas usam diversas estratégias para se colocarem em uma posição de destaque (entre elas está como já publicada aqui em minha Coluna no Portal Vila Mariana, o Marketing estratégico), a fim de serem as mais lembradas dentro do seu segmento.

E a comunicação visual é uma das ferramentas de publicidade e marketing que mais surtem resultados positivos, porque o ser humano é extremamente visual e absorve as mensagens que são transmitidas dessa forma. Entende-se por comunicação visual todas estratégias de comunicação que se apoiam em elementos visuais, como gravuras, fotografias, imagens em movimento, signos gráficos e outros.

Note que um dos primeiros passos que os gestores de uma empresa dão é a criação do logotipo, para identificar a sua marca. Essa já é uma estratégia de comunicação visual! Por exemplo: ao ver uma maçã com um pedaço “faltando”, você sabe que o produto é da Apple, porque ela conseguiu consolidar essa imagem, vinculando-a à empresa!

Os comerciais transmitidos na televisão também são grandes exemplos de comunicação visual. Na próxima vez em que você assistir a uma propaganda do banco Itaú, perceba que a cor alaranjada sempre está presente no cenário, por ser uma cor que remete ao banco (embora não faça parte do logotipo).


COMERCIAL BANCO ITAÚ

Na comunicação visual, o público-alvo nem sempre se dá conta de todos os elementos que estão presentes a fim de persuadi-lo. No entanto, o subconsciente está absorvendo todas as mensagens transmitidas e é por isso que os resultados aparecem.

A área de design tem uma grande importância nesse tipo de comunicação, pois são esses profissionais que criam a identidade visual de uma marca ou empresa, desde o logotipo até os símbolos que possam estar relacionados com os produtos ou serviços que são oferecidos.

Além disso, é importante distinguir que a comunicação visual pode ser transmitida por veículos massivos, que atingem um grande número de pessoas, como televisão, revistas e jornais; quanto por meios mais direcionados a um número restrito de destinatários, como o e-mail marketing. A escolha depende do objetivo.



Pablo Silva
Colunista de Publicidade e Propaganda
Corlam Mídia | Fone: 11 4564-1318 | pablo@corlam.com.br | Site: www.corlam.com.br


Compartilhar




Portal Vila Mariana ® SP