Mapeamos  toda
pra
você.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 




Compartilhar

Publicado em 01/12/2015


A PUBLICIDADE BRASILEIRA NO NATAL





O natal é considerado o dia mais sagrado do ano. Sua existência, embora seja uma celebração religiosa, vem de 7 mil anos antes do nascimento de Jesus. Há um culto que contribuiu para o surgimento do nosso natal, que acontecia em Roma, no passado. Outrossim, essa região localizada atualmente na Itália também se tornaria o berço de uma religião importante nos dias atuais:  o cristianismo.

A data de 25 de dezembro, antes de ser celebrado o natal, era realizada a celebração do solstício de inverno. Todavia, os religiosos romanos acharam que seria melhor que a data fosse utilizada para outro tipo de cerimônia, então pensaram em uma comemoração cristã que justamente nessa data poderia ser utilizada para captar mais fiéis. 

Para que o aniversário de Jesus fosse considerado na data que hoje celebramos foi preciso que um historiador cristão, chamado Sextus Julius Africanus, entrasse em cena. Sendo assim, o nascimento de cristo foi considerado o dia 25 de dezembro a partir de 221 d. C.. Para que tal ideia fosse sacramentada foi preciso que a igreja também a considerasse como aceitável, que aconteceria apenas no IV século. Nesse período, o cristianismo já tinha se tornado a religião oficial do Império romano.

Depois dessas mudanças, foi considerado oficialmente que Jesus era um ser cujo simbolismo era o de trazer a salvação para os seres humanos através da sua pureza e luz, segundo historiadores. 

Não há uma data precisa de quando o natal veio para o Brasil, porém foi fortemente influenciada pelos europeus, já com a presença de representantes da igreja como propagadores do culto natalino, no período do descobrimento e no processo de desbravamento.



O COMERCIO DE ITENS NATALINOS E PRESENTES

O costume de presentear um ente ou amigo e de fazer trocas de presentes nessa data já ocorria desde os primeiros eventos natalinos, com a presença de refeições luxuosas. Claro que atualmente é muito diferente do que no passado, com a presença de muitos itens simbólicos que hoje fazem parte do natal.

Foi praticamente o costume de outros países, durante o processo missionário que se espalhava por todo o continente europeu, que fez surgir os objetos que não podem faltar no período de natal, tais como:

Árvores de natal   /   Decoração toda colorida   /   Comidas típicas: Peru - Tender - Chester - Lombo - Lagarto


A festa realizada pelos nórdicos foi a que deixou traços mais fortes do natal atual, sendo caracterizada como é hoje através da presença de um homem tido como Papai-Noel, que no início era mais associado a um gnomo do que a um homem, passando a ser assim com o tempo apenas.

A compra de presentes e objetos importantes para o natal varia de acordo com as condições econômicas. Em um período de mercado aquecido, obviamente as compras se tornam maiores. Todavia, época de recessão é motivo para por o pé no freio e evitar gastos vultosos, seja com árvores de natal, com presentes ou com alimentos que da ceia.

Em matéria de presentes mais procurados, os eletroeletrônicos, como os smartphones, são os que mais fazem parte da lista. Também as regiões mais populosas do Brasil são as que apresentam maiores quantidades de eventos natalinos, como São Paulo e Rio de Janeiro. 



A PUBLICIDADE REALIZADA NO NATAL

Períodos de festas podem gerar boas oportunidades. O Natal, em particular, é a época em que mais surgem vagas de empregos. É verdade que alguns podem ser temporários e outros até mesmo efetivados.

Muitas vezes o setor que mais oferece chances de emprego é o de comércio, especificamente na área de vestuário e calçados. Contudo, muitos setores do mercado não ficam para trás, já que as vendas aumentam em todos os sentidos. 

As amplas estratégias de marketing também estimulam os consumidores a gastarem mais no setor tecnológico, com amplo destaque para os aparelhos eletrônicos. Grandes empresas da moda e do varejo fazem desse momento um verdadeiro motivo para aumentar os lucros. 

O espírito natalino, porém, não se pauta em grandes gastos, com compras de presentes e com banquetes suntuosos. O verdadeiro espírito de Natal não está baseado no que é material, apenas para fomentar o capitalismo exacerbado. Consiste em celebrar o nascimento do Cristo, unindo as pessoas que amamos e que desejamos que façam parte desse momento tão importante.

Basta observar que, embora a celebração seja cristã, pessoas de outras religiões também valorizam o momento, mesmo que realizem viagens, compras etc. Os comportamentos natalinos são diferentes do passado, sendo dado mais valor para o material e menos para o espiritual.

Ainda assim, pessoas que buscam oportunidades de emprego podem conseguir alguma chance também através dessa data, pois as empresas contratam mais para conseguir dar conta das demandas adicionais, que sempre aumentam nessa época.

Para aqueles que souberem aproveitar a contratação há empresas que acabam contratando definitivamente para ocupar a vaga que conseguiu, basta apenas saber como fazer valer a chance em um momento tão especial como o natal, que não deixa de ser importante apesar do excesso de consumo.



COMERCIAIS NATALINOS QUE MARCARAM ÉPOCA:








PABLO SILVA: CONSIDERAÇÕES FINAIS DE 2015

Gostaria de agradecer primeiramente, a todos os Gestores do Portal Vila Mariana, que confiaram no meu trabalho e a mim atribuíram uma Coluna de Publicidade e Propaganda dentro do Portal. Agradeço também a todos os meus colegas colunistas, que junto comigo, mensalmente levaram conteúdo de qualidade para todos os leitores da Vila Mariana, São Paulo e Brasil. 

No início de 2015 o meu objetivo com a Coluna de Publicidade e Propaganda, era orientar comerciantes de bairros do Distrito da Vila Mariana e de São Paulo, de pequeno e médio porte, sobre o que não fazer de errado na comunicação de seus respectivos negócios, fazendo orientações sobre quais soluções de Publicidade caberiam melhor para cada ramo de atividade!

Para concluir, agradeço também a todos os leitores que acompanham o crescimento da minha Coluna e mais do que isso, mandaram e-mails com dúvidas e sugestões construtivas, palpites para novos temas e excelentes elogios que guardo carinhosamente no meu computador e em minha memoria!! Foi um prazer ajudar todos vocês!!!     



Pablo Silva



Compartilhar


 


Portal Vila Mariana ® SP