Mapeamos  toda
pra
você.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 




Compartilhar

Publicado em 20/01/2015


A HISTÓRIA DA PUBLICIDADE BRASILEIRA

Olá leitores do Portal Vila Mariana! Meu nome é Pablo Silva, e nesse meu primeiro artigo procurei trazer o máximo de informações possíveis, assim montando uma linha do tempo, facilitando o entendimento ao texto e claro o principal, a história da Publicidade Brasileira! Então vamos lá...

Você sabia que antes da publicidade existir, a propaganda era feita "boca a boca"? Mas depois que surgiram os primeiros jornais, em 1808, iniciaram-se os primeiros anúncios.

Nos anos 1900, foi quando começaram a surgir as primeiras revistas no Brasil. Foi quando a publicidade de página inteira surgiu. 

Em 1913 surgiu a primeira agência de publicidade e ela se chamava Eclética. E, como nas demais partes do mundo, a publicidade era melhor, os brasileiros começaram a importar propagandas estrangeiras. Mas a cultura era outra, completamente diferente da nossa.

Depois, em 1930, foi quando surgiu a primeira agência de publicidade dos Estados Unidos em nosso país. Essa agência começou a fazer fotos com anúncios brasileiros.

O rádio chegou nessa mesma época e ajudou bastante a área de publicidade local. Foi o início dos primeiros jingles. E o repórter Esso foi um excelente marco da época.

As empresas que já anunciavam nessa época eram a Coca-Cola, a Nestlé e o Guaraná Antártica.

Em 1950 a televisão chegou ao Brasil. A primeira rede de TV foi a Rede Tupi. Ela revolucionou muito a forma de se fazer propaganda em nosso país. Como as mulheres ficavam mais em casa, as propagandas eram feitas por mulheres para esse tipo de público.

Confira este comercial de 1958, onde a marca Toddy vende seu produto, na época ainda ao vivo e sem espaços para erros de fala e outros tipos de acontecimentos: 




Em 1968 surgiu a lei da Propaganda, com as primeiras regras para fazer publicidade. Foi quando ela começou a se tornar uma forma de se fazer negócio de verdade.

Foi nessa época que passaram a ser criadas as primeiras ferramentas de marketing e tudo passou a ser integrado: promoção, vendas e publicidade. E o setor de criação começou a crescer consideravelmente e tomar corpo.

Na época da ditadura houve muita censura na área da publicidade. E em 1970 e 80 surgiu a época de ouro da publicidade. As propagandas passaram a ter originalidade.

Em 1980 surgiu o Conar, que é o Conselho Nacional de Auto Regulamentação Publicitária. É este conselho que defende o consumidor de propagandas enganosas, por exemplo.

O tempo foi se passando até chegar os dias de hoje, onde a publicidade é feita pela Internet, em sua grande maioria. Pois, com a Globalização, a Internet tomou muita força e chegamos nos dias de hoje com esse formato.

Hoje em dia, muita publicidade ainda é integrada e a televisão ajuda muito com a Internet. Mas muitas empresas conseguem ter notoriedade somente com divulgações on-line.

Atualmente, as pessoas buscam tudo no Google. Fazem pesquisas de um produto por lá e, então, compram online também.
Portanto, quem não está na Internet hoje em dia, simplesmente não existe. Por isso, é importante utilizar as ferramentas atuais de publicidade, como Adwords e SEO, para estar nas primeiras posições de buscas e conseguir vender o seu "peixe" perante os seus concorrentes.

Hoje em dia, quem possui um negócio online precisa se preocupar com o tráfego do seu site, conversar com o seu público-alvo pela Internet e ter conversão (vendas) on-line. É preciso estar sempre atento a estas questões para não ficar para trás.

Então, investir em ferramentas atuais de marketing é fundamental. É preciso seguir esses parâmetros atuais para ter sucesso no seu negócio. Chamar a atenção do público-alvo e utilizar as ferramentas mais modernas é o que é preciso ser feito nos dias de hoje.

Espero que tenham gostado da minha primeira matéria sobre a Publicidade e Propaganda e gostaria também, já aproveitando, de pedir que mandem sugestões para nova matérias, com temas que encontramos em nossa rotina profissional e etc...

Até a próxima, forte abraço!

Pablo Silva
Corlam Mídia | Fone: 11 4564-1318 | pablo@corlam.com.br



Compartilhar




Portal Vila Mariana ® SP