Mapeamos  toda
pra
você.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 





Compartilhar

Publicado em 15/01/2021

 

RECOMEÇAR

 
Concluímos um ano difícil, começamos 2021 cheio de esperança e  propósitos! Ouvi muito dizer que 2020 nem existiu, como assim? Vamos repensar? sentimentos de negação, de revolta, raiva, com foco apenas nas perdas não tem espaço nesse recomeçar.

Sempre digo que absolutamente nada acontece por acaso, o mundo precisava desacelerar, com altos custos, mas também com benefícios. Tivemos que lidar com tantas emoções, muitas sem imaginar que poderíamos.... e nos reinventamos!

Hoje podemos entrar em contato com limites ultrapassados, e outros ainda em aprendizados criados pelas circunstâncias. Várias histórias de vida tiveram que ser modificadas, adaptadas.

Emocionalmente, inúmeros sentimentos sobre si afloraram, muitos relacionamentos se fortaleceram, outros se desfizeram, mudanças de rotas pessoais, profissionais, criatividade para novos negócios.

Quem não tinha habilidade com a tecnologia buscou aprender. O novo também exigiu aperfeiçoamentos, quantas transformações.... casa virou escritório, mães tiveram que se desdobrar para atender as demandas maternais e profissionais, além de ter que acompanhar os filhos em deveres escolares, pais se viram as voltas com tarefas caseiras.

Quem conseguiu chegar até aqui, mesmo com o emocional revirado, consegue perceber o caminho que já percorreu? Agora é respirar fundo, exercitar a paciência e continuar. São etapas.... Uma fase está em andamento, é necessário se preparar para outra.

O mundo mudou, isso é um fato irreversível, muito se ouve dizer na volta do normal, trago para reflexão: Será que era normal corridas desenfreadas o tempo inteiro, agindo impulsivamente sem parar para pensar?

Agora é um tempo importante para sair da zona de conforto, descartar as situações que não fazem mais sentido, fazer faxina não só de objetos inúteis guardados, mas também dos lixinhos emocionais que foram acumulados ao longo do tempo.

Vamos investir em recursos para lidar com tudo o que possa vir, reclamar menos, agradecer mais, olhar para as dores emocionais não compreendidas. Existe uma tendência de se cuidar das  dores físicas, as emocionais não são visíveis aos olhos.

Muitas somatizações vistas sob a ótica da psicossomática, trazem inúmeros sintomas quando se tem medo de enfrentar uma situação nova por ser desconhecida, mesmo se for algo que promova uma melhora de circunstâncias ruins.

As promessas corriqueiras da virada do ano, tendem a permanecer, muitas com metas impossíveis de realizar que se transformarão em frustração, levando ao negativismo, sentimentos de culpa, trazendo para si um peso que parece não ter fim. Em contrapartida, pensamentos  positivos, tendem a semear coisas boas que um recomeço irá trazer. A nova realidade vem carregada também de novas oportunidades. A intenção e ação de se renovar devem caminhar juntas. Quais são seus desejos mais profundos? Pense bem, o quer fazer diferente, o que não funcionou bem, o que não te serve mais, o que deve ser descartado. Se não houver mudança interna, os objetivos ficam sem sentido! Invista em você, no autoconhecimento, na transformação!

Nada acontece ao acaso, tudo tem e faz sentido, mesmo quando não podemos alcançar a explicação Existem as variáveis incontroláveis, os mistérios que a vida traz. Quem souber com sabedoria e humildade aceitar e continuar, certamente só crescerá e agradecerá.

Aproveito para desejar a todos leitores, colaboradores e equipe do Portal, um 2021 com muita paz, saúde e sucesso!


Fico a disposição para dúvidas e/ou sugestões


Claudete J. Silva Colunista de Saúde e Comportamento
Psicóloga Especialista em Clínica e Psicossomática
Atendimento presencial e on-line

WhatsApp: (11) 9 9626-4832
site: www.psiclaudetesilva.com.br
e-mail: claupsi.js@gmail.com
Instagram: claudetejovinianopsicologa



Compartilhar






Portal Vila Mariana ® SP