Mapeamos  toda
pra
você.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 




Compartilhar

Publicado em 21/06/2016

MÁGOA:

UM SENTIMENTO QUE CONSOME

Em todos os contextos da vida, nos deparamos com pessoas que se dizem magoadas por alguém ou alguma circunstância. Hoje trarei para reflexão esse tema.

A mágoa costuma trazer, para quem sente, perdas de dias e noites de sono, sentimentos de ser injustiçado, irritabilidade, raiva e outros sentimentos nocivos que comprometem a qualidade de vida, podendo gerar doenças crônicas e até fatais.

Costumam surgir distúrbios emocionais, inclusive a depressão em diferentes graus. Ao se deparar com o estímulo que causa a mágoa, também podem ser desencadeadas reações emocionais que disparam reações físicas como taquicardia, dores estomacais, reações alérgicas entre outras.

A mágoa costuma estar presente em pessoas que possuem medo de se expressar, dizer não, expor pensamentos ou contrariar o outro. Pessoas magoáveis são frágeis e inseguras, podem se sentir vitimas e se lamentar o tempo todo.

O sentimento de mágoa causa rompimentos severos e muitas vezes irreversíveis em inúmeras relações e contextos de vida. Muitas pessoas relatam terem essa experiência.

Relações afetivas entre irmãos, pais e filhos, casais, amigos terminam por ficarem blindadas e estremecidas por tempo indeterminado. Geralmente, as pessoas envolvidas possuem enorme dificuldade em se colocar no lugar do outro. Portanto, sentem-se magoadas, feridas em seus sentimentos.

Essa decisão traz uma falsa impressão que essa atitude afasta a mágoa. Porém, podemos refletir que se esse sentimento vem de dentro de quem sente, não basta simplesmente ignorar que ele exista.

É importante perceber que como qualquer outro sentimento que traga sensações de insatisfação e desconforto, deve ser observado e trazido a tona para ser vivenciado.

O primeiro passo, ao contrário de negar, é constatar sua existência. Minimizar todas as sensações que o fazem existir. Sozinho, pode não ser possível, pois os conteúdos que caracterizam a mágoa costumam ser densos e dolorosos. A busca do profissional adequado se faz necessário, pois quem está envolvido emocionalmente não consegue perceber.

A  mágoa pode estar associada a confiança, que quando quebrada pode abalar as inúmeras relações, muitas vezes podendo ser associada aos sentimentos negativos, como a raiva, a ira, a vingança, desvalorização de si e do outro que faz despertar tal sentimento.

Muitas pessoas magoadas se consideram injustiçadas. Não conseguem perceber que por conta disso, se tornam amargas, agressivas ou fechadas em seu casulo de dor.

A mágoa em muitos casos, costuma produzir nas pessoas também sentimentos de negação, ou seja, o não entrar em contato com a pessoa ou a situação que a fez surgir.

Acontece a recusa de repensar. A negação é um recurso inconsciente, no sentido de proteção. Como o que é doloroso e difícil, o recurso emocional é o de se afastar.

A mágoa afeta consideravelmente a si e a todos que possam estar ao redor. É um sentimento mais amplo do que simplesmente o sentir e preferir nem falar a respeito.

O ambiente familiar, profissional, social pode ser afetado por conta das desavenças que culminam em rupturas e antagonismos em todos os níveis. Situações de mágoa entre pais e filhos, amigos de longa data, relacionamentos breves ou duradouros. Discussões onde cada parte só consegue enxergar suas necessidades e posições, muito comum de se observar no cotidiano.

Enfim, estar magoado pode significar ter um sentimento negativo que traz danos graves ao equilíbrio e a saúde emocional e física. Portanto, é muito importante que seja revisto. Protelar essa decisão implica em não se dar oportunidade de se reorganizar para seguir em frente.

Pense, faça sua escolha sobre qual caminho seguir, reconciliações, revisões de conceitos, reencontros e outras questões interessantes poderão surgir. Embora possa parecer difícil, se dê uma chance de vencer o desafio e poder transformar uma situação.

Grande abraço!

Dúvidas e/ou sugestões fico a disposição.

Claudete J. Silva Colunista de Saúde e Comportamento
Psicóloga Especialista em Clínica e Psicossomática
Tels: (11) 5583 3374 | (11) 99626-4832



Compartilhar






Portal Vila Mariana ® SP