Mapeamos  toda
pra
você.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 





Compartilhar

Publicado em 23/10/2020

 

COMO OS TRAUMAS PODEM IMPACTAR SUA VIDA

Hoje vou entrar num tema que causa paralisações, síndromes adoecimentos e limites na rotina. O trauma, que pode acontecer em qualquer fase da vida. São lembranças, emoções acumuladas, não compreendidas nem resolvidas, que ficam registradas no inconsciente, uma reação aguda ao estresse que marque significativamente pode levar ao estresse pós traumático.

Dependendo do histórico individual de cada pessoa, as lembranças do trauma são associadas a pessoas, animais, aromas, imagens, sons ou qualquer episódio que lembre o momento traumático São gatilhos acionados cada vez que as sensações são revividas, traz desespero e angústia. Momentos traumáticos, também podem ser aparentemente esquecidos, é uma forma inconsciente de se proteger da dor e do sofrimento pelo acontecimento.

Inúmeras situações podem ser causas para desenvolver um trauma; Perdas inesperadas de ente queridos, acidentes graves, presenciar acontecimentos agressivos, situações que envolva medo exacerbado, constrangimentos mudança brusca de uma circunstância, agressões físicas emocionais, vários tipos de violência, situações abusivas, sequestros, doenças graves.

O trauma psíquico, ocorre sempre que houver mudanças consideráveis, provocando ameaças, descompensando o equilíbrio. A compreensão e ressignificação de um trauma exige a ajuda profissional, investigação profunda, acompanhamento psicológico, dependendo de cada caso, um tratamento paralelo medicamentoso realizado por um psiquiatra.

A reação de cada um frente a um trauma é variável de acordo com a experiência vivida. Adquirir consciência, constatar a existência do trauma é extremamente saudável, importante compreender, seguir adiante, retomar a qualidade de vida.

O trauma, traz grandes alterações de comportamentos e sentimentos como raiva, rancor, medo, angústia, mágoa, agressividade, depressão, compulsões, síndrome do pânico, vícios como abuso de álcool e substâncias psicoativas. Tem quem se isole dentro de si não compartilhando, nem pedindo ajuda, se consumindo ao longo da vida.

No estresse pós traumático, a pessoa fica em constante estado de alerta, com medo que algo ruim possa acontecer a qualquer momento. O desespero e o pavor tomam conta chegando à exaustão, trazendo adoecimentos crônicos.

Um mecanismo ativa e aumenta adrenalina e cortisol, acionam os músculos que respondem para lutar ou fugir, surgem reações exacerbadas como aceleração dos batimentos cardíacos, respiração ofegante e até sensações de proximidade da morte.

O estresse pós traumático também desencadeia comportamentos persecutórios reativos, fica uma marca profunda, criando fantasias, o que faz o tratamento levar um tempo maior, pessoas controladoras também terão mais dificuldades, devido ansiedade exacerbada.

O excesso de situações impostas pelas circunstâncias, quando se sente que não vai dar conta, são desestruturantes trazem desconforto e sensações desesperadoras, impressão que de um sofrimento sem fim.

O desenvolvimento do estresse pós traumático tem maior probabilidade de surgir em pessoas fragilizadas que desde a infância vivenciaram o desamparo, medos. As tensões da vida precisam ser descarregadas, aliviadas na medida em que ocorrem, caso fiquem acumuladas causam danos ao emocional e o físico.

Esses sintomas provocam alterações de rotina, causam desconforto, desconcentração nas mais simples atividades, nos relacionamentos, na vida social, familiar, acadêmica, Deixar de  tratar passa  a ser mais um fator impeditivo, paralisante, o foco, não é só  no acontecimento em si, mas no quanto esse impacto afetou e  modificou uma história de vida e que precisa ser resgatada.

Diante de qualquer acontecimento que traga dúvidas, procure ajuda para esclarecer, o tempo que muitas situações podem estar ocorrendo sem os cuidados necessários, pode ser um fator determinante para o agravamento da situação.


Fico a disposição para dúvidas e/ou sugestões

Abraço!




Claudete J. Silva Colunista de Saúde e Comportamento

Psicóloga Especialista em Clínica e Psicossomática
Atendimento presencial e on-line

WhatsApp: (11) 9 9626-4832
site: www.psiclaudetesilva.com.br
e-mail: claupsi.js@gmail.com
Instagram: claudetejovinianopsicologa




Compartilhar





Portal Vila Mariana ® SP