Mapeamos  toda
pra
voce.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 





Compartilhar

Publicado em 14/01/2022

 

BEM-VINDO, 2022!

Terminamos mais um ciclo, o ano de 2021. Houveram expectativas da retomada de estabilidade na economia, lazer, família, social, com tudo isso também o equilíbrio emocional e volta da rotina.

Porém, foi mais um ano difícil e de situações não previstas.

Descartar o calendário de um ano vivido, não é tão simples se houver apego e sofrimento pelo que foi vivido. Começamos mais um ano, como todos com 365 dias, limites e precauções. O que faz surgir sensações de ter passado rápido ou devagar, vai depender de como se lida com as situações que a vida apresenta.

Fazer o check-list do que se conseguiu ou não realizar, retomando aquela velha tradição de novos objetivos, pode não ser algo produtivo e saudável, então podem perguntar: Como assim? não é uma forma de direcionar e visualizar metas?

Nem sempre e nem para todos, se não houver recursos para lidar com as frustrações que podem acontecer no decorrer do percurso. Desejar metas inalcançáveis, ou não se esforçar o necessário para conseguir, desestabiliza a saúde emocional, alguns conseguem manter, outros se empolgam, mas abandonam.

Então como fazer para manter o equilíbrio de um novo ano, que já começa cheio de variáveis incontroláveis? Costumo dizer que a frustração surge na mesma proporção das expectativas. Pensar em realizações, projetos e positividades também quando o ano inicia, tornam-se benéficos na medida que são acrescidos de discernimento, como refletir, repensar em comportamentos que não deram certo, enfim criar algo para se renovar.

Muitas metas traçadas, não dependem única e exclusivamente de um contexto, ou pessoa, importante promover o autoconhecimento, entender seus limites e potencialidades, realizar projetos por etapas, pedir ajuda profissional sempre que precisar.

Não esquecer de si em meio a tantas atribulações do dia a dia, manter o autocuidado, dormir e se alimentar bem, fazer exercícios físicos, meditação, trabalho voluntário, enfim, coisas que te dão prazer, se aproxime de pessoas que possam agregar, trace planos além de um único A, acrescente um B, ou C, crie alternativas.

Aprenda a ficar em silêncio e se ouvir, se pergunte o que quer e precisa. O ócio também pode ser produtivo. Isso mesmo, momentos de relaxamento reenergizam, a retomada a rotina estressante passa a ser mais leve. As pitadas de bom humor também são extremamente necessárias até diante de situações difíceis.

Enfim, acolha a dádiva de ter mais uma chance de fazer melhor e diferente com tudo que houver para enfrentar em 2022! 

Um brinde a vida, e um feliz ano para todos os leitores e equipe do Portal Vila Mariana!


Abraços!

Claudete J. Silva Colunista de Saúde e Comportamento
Psicóloga Especialista em Clínica e Psicossomática
Atendimento presencial e on-line

WhatsApp: (11) 9 9626-4832
e-mail: claupsi.js@gmail.com
Instagram: claudetejovinianopsicologa


Compartilhar





Portal Vila Mariana ® SP