Mapeamos  toda
pra
você.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 




Compartilhar


Publicado em 20/12/2013


ANO NOVO! VIDA NOVA!



Mais um final de ano e o início de mais um. Ufa! Como passou rápido, frase muito comum nesses dias de festa. Em meio a tanta agitação vou levantar uma questão: Como ficam as emoções nesse período de tanta euforia, cheio de trocas de presentes e expectativas de um ano que está por começar?

A imagem que vem a cabeça são das confraternizações, reuniões, preparativos para ceia, lista de presentes. As ruas praças prédios decorados iluminados para se destacar. Tudo muito válido, o comércio se agita, os shoppings ficam super lotados, mil expectativas e metas a serem atingidas, as clássicas promessas, começar uma nova dieta, viajar, fazer novos cursos enfim as esperanças se renovam.

Interessante perceber que brotam sentimentos que podem não ser percebidos durante o decorrer do ano como a solidariedade e o espírito de união familiar, e outros que não são vivenciados no decorrer do ano todo.

Podemos aproveitar, para reservar um momento especial e nos darmos também um presente: a atenção e a reflexão para os investimentos que cada um fez na sua vida emocional. Os balanços do ano inteiro não costumam envolver esse aspecto tão importante mesmo que nele estejam contidas as formas que se lidar com as adversidades que a vida propõe o tempo todo.

Muitas vezes as pessoas ficam tão centradas em si mesmas que se esquecem de olhar ao seu redor. Especialmente durante essa época que os sentimentos ficam mais aflorados, os estímulos externos como o comércio, a mídia com sua as chamadas diárias , lembram a proximidade das comemorações das festas de natal e da virada do ano.

O foco está direcionado e parece algo automático, as correrias desenfreadas, a contagem regressiva para o auge da festa. De repente também é tempo de parar e respirar fundo. Pense naquelas grandes e desnecessárias bagagens que se carrega no decorrer das viagens de toda vida, não foram inúmeras idas e vindas com coisas não utilizadas? A vida também é assim carrega-se coisas além do que se pode suportar.

Então que tal pensarmos em algumas maneiras que poderão reforçar o recomeçar e deixar sua vida mais leve?

• Se comprometa a observar e cuidar melhor dos aspectos emocionais, corporais, e espirituais.

• Escreva e separe o que é urgente, o importante, o que pode aguardar e por quanto tempo.

• Estabeleça metas alcançáveis para não se frustrar.

• Determine datas e faça revisões esporádicas do que está conseguindo realizar.

• Perca o medo do novo, se proponha a novos desafios.

• Descarte tudo que é desnecessário e não agrega nada a sua vida, dê espaço para a chegada do novo.

• Exercite o desapego no dia a dia.

• Faça novos percursos, conheça pessoas e lugares diferentes.

• Repense os conceitos errôneos sobre si mesmo e sobre os outros.
• Experimente o despertar , valorizando o novo dia, agradecendo por tudo que tem.

• Seja mais amigo de si mesmo, para poder se doar ao outro, se dê descontos pelo que não conseguiu realizar no passado.

• Experimente se olhar de maneira diferente, aumente sua auto estima, acredite nas suas capacidades.

• Proporcione a você e sua família momentos de lazer e prazer.

• Comece resolvendo os pequenos problemas pois a tendência é gerar um acúmulos deles e não dar conta de tudo de uma só vez, repense o que tem te incomodado mais.

• Procure ajuda de um bom profissional, muitas vezes tentar resolver e não conseguir traz mais insatisfação e confusão.

Enfim poderíamos ficar aqui listando inúmeras atitudes e ações para compor um ano mais equilibrado e feliz, mas vou parar por aqui pois cada um tem sua lista individual, e receitas prontas podem ajudar mas não são suficientes.Começar pela lista principal já é um bom começo.

Desfrute mais de cada segundo que a vida te oferece, as oportunidades podem passar sem serem percebidas, desenvolver a sensibilidade e observar tudo e todos ao seu redor pode fazer diferença, a cada hora, mês ou ano, as esperanças devem se renovar, se transformar em algo cada vez melhor. Pense nisso, espero que nossos momentos de reflexão tenham sido proveitosos, e conto com outros muito bons que virão.

Aproveito para desejar a todos colaboradores do portal, leitores em geral , boas festas, e um 2014 repleto de novas conquistas e muitos desafios!

Até breve!

Forte abraço.

Claudete J. Silva Colunista de Saúde e Comportamento
Psicóloga Especialista em Clínica e Psicossomática
Tels: (11) 5583 3374 | (11) 99626-4832



Compartilhar




Portal Vila Mariana ® SP