Mapeamos  toda
pra
você.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 




Compartilhar

Publicado em 28/07/2015

AMIZADE:

UM SENTIMENTO ESPECIAL

No campo das emoções, podemos destacar a emoção de cultivar e manter bons amigos. A princípio, parece algo corriqueiro porém, para muitas pessoas, não é comum parar para refletir a importância e o benefício que a amizade nos traz.

No último dia 25/07 foi comemorado o dia Internacional do Amigo, algumas pessoas enviaram mensagens, ligaram, marcaram encontros, outras nem lembraram ou deram atenção. Não que se tenha que focar num dia comemorativo específico, mas lembrar que ter bons amigos faz diferença no percurso da vida.

Emocionalmente “ser” e “ter” amigos é um fator primordial. Libera endorfina, dá conforto em horas difíceis, pode dar aconchego, trazer alegrias e novas conquistas. Ter um amigo ou alguns bons amigos está dentre os sentimentos mais nobres que o ser humano pode usufruir.

As amizades verdadeiras são conquistadas passo a passo. Existem aquelas que tem início desde a infância e outras no período da adolescência e vida adulta. Enfim, qualquer que seja o estágio, sempre acontece uma coleção de histórias no decorrer da vida de cada um.

O que importa e tem um grande valor é o vínculo emocional que a amizade proporciona, a cumplicidade, o companheirismo, a troca de experiências e os aprendizados. Costuma-se dizer que é mais comum as amizades entre pessoas do mesmo sexo, mas cada vez mais podemos observar grupo de amigos heterogêneos.

A amizade está presente em todos os bons relacionamentos inclusive nos amorosos. As relações ao longo do tempo podem ser transformadas, quando o envolvimento se solidifica e se torna algo importante. Podemos perceber que muitos dos aspectos da amizade também estão presentes, como dedicação, sinceridade, respeito entre outras.

Podemos observar também que muitos idosos ficam até o final da vida num envolvimento saudável com o parceiro, onde se consolida um grande carinho e amizade, que sem dúvida os fortalece até o final da vida.

Algumas pessoas, sentem-se tão comprometidas com os verdadeiros amigos, que costumam dar títulos a amigos chamando-os e considerando-os como se fosse um irmão, um primo e as vezes, até um segundo pai ou mãe.

Respeitando as devidas proporções, a amizade também pode existir entre pais e filhos e ser geradora de confiança, fazendo com que os pais também possam exercer o papel de bom e fiel amigo. Permitindo assim, que filhos se sintam seguros em confidenciar suas novas experiências como por exemplo, no namoro, no primeiro beijo e no início da vida sexual.

É interessante perceber que a amizade diz respeito a uma escolha por afinidades num primeiro momento, mas às vezes exige que uma das partes ou ambas aprendam também a conviver com as diferenças.

A falta de amizades também pode ser um indício que algum fator emocional pode não estar bem. A timidez, o medo de julgamentos, a desconfiança podem ser motivos para algumas pessoas se afastarem da possibilidade de conhecer pessoas.


Algumas características podem ser apontadas para quem tem e também se considera amigo:

  • Capacidade de escutar;
  • Opinar, sem criticar;
  • Estar presente em todo e qualquer momento;
  • Poder dar carinho e acolher;
  • Confiar e promover confiança.

Pessoas que adoecem com doenças graves, ao terem amigos, sentem-se mais amparadas e encorajadas a seguir em frente e se restabelecerem. Outras tantas pessoas se mudam de estado, cidade ou país e encontram verdadeiros amigos que passam a fazer para sempre parte de suas vidas.

Atualmente também é comum se observar que cada vez mais, pessoas idosas cultivam a amizade e fazem vínculos, o que naturalmente os fazem ter mais prazer de participar de atividades culturais, exercícios físicos e viagens. Enfim, nesse contexto, sem dúvida a amizade promove a longevidade da vida.

Outro representante da amizade e do amor incondicional são os bichos de estimação, onde os cães mas especificamente, são conhecidos como o melhor amigo do homem. Quantos desses animais também não trazem benefícios emocionais para crianças, adolescentes e idosos? Por esse motivo, também são inclusos como grande promotores de saúde e bem estar.

Algumas pesquisas sugerem que dentro de nosso cotidiano devemos interagir. A amizade é um grande e precioso veículo de interação e manutenção de um estado emocional, beneficiado a cada momento. Os meios de comunicação atuais permitem contatos instantâneos cada vez mais velozes, o que não podemos deixar é que substituam a emoção do poder estar junto, sempre que possível.

Se você nunca tinha parado para refletir na importância da amizade, que tal resgatar aquele amigo que faz tempo que não vê? Traga para si e para ele a emoção e os benefícios do compartilhar, não só com aquele click que a internet proporciona (que também pode ser saudável) mas com aquele abraço fraterno e presencial!

Forte abraço!

Claudete J. Silva Colunista de Saúde e Comportamento
Psicóloga Especialista em Clínica e Psicossomática
Tels: (11) 5583 3374 | (11) 99626-4832



Compartilhar






Portal Vila Mariana ® SP