Mapeamos  toda
pra
você.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 




Compartilhar

PARQUE DO IBIRAPUERA 

60 ANOS!



Há quem diga que o Parque do Ibirapuera é a praia dos paulistanos. Sem dúvida é uma vasta e diversificada área de atividades físicas, culturais e de lazer. A grande diferença é que só os patos, gansos e cisnes podem se banhar nas águas de seus três lagos artificiais interligados, que ocupam uma área de 15,7 mil m².

Inaugurado em 21 de agosto de 1954 para a comemoração do quarto centenário da cidade, o Parque do Ibirapuera contou com o projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer e projeto paisagístico do engenheiro agrônomo Otávio Augusto Teixeira Mendes.

É o mais importante parque urbano de São Paulo. Sua área total de 1,584 km², só perde em tamanho para o Parque do Carmo e Parque Anhanguera. Tem uma ciclovia recentemente reformada e 13 quadras iluminadas, além de pistas destinadas a cooper, passeios e descanso, todas integradas à área cultural.

Integradas porque o Parque do Ibirapuera também é um enorme centro de cultura. Além de ser bastante usado como espaço para shows ao ar livre, conta com importantes edificações, como o MAM (Museu de Arte Moderna), o MAC (Museu de Arte Contemporânea), o Museu Afro Brasil (voltado ao universo cultural do negro no Brasil), a Oca (edifício em forma de uma típica moradia indígena, próprio para receber grandes exposições), o Planetário (que projeta o céu de qualquer ponto conhecido do universo e reproduz todas as estrelas em cor e brilho reais), o prédio da Bienal (pavilhão de feiras e eventos, considerado um ícone cosmopolita da arquitetura moderna) e o famoso Viveiro Manequinho Lopes, que produz mudas de plantas destinadas às áreas públicas municipais, além de desenvolver pesquisas de aprimoramento vegetal.


Oca - Parque do Ibirapuera Planetário - Parque do Ibirapuera Parque do Ibirapuera
 
O Parque do Ibirapuera está localizado no distrito da Vila Mariana, próximo a bairros nobres, como Moema, Vila Nova Conceição, Paraíso e Vila Mariana, mas atrai um público bem diversificado, com características específicas conforme o dia e horário.

Durante a semana, por exemplo, é muito frequentado na parte da noite por atletas e academias especializadas em treinamento de corrida, bicicleta, alongamento, etc. Já aos finais de semana, além dos atletas é fácil encontrar famílias que lá vão passar o dia, grupos de amigos se divertindo, pessoas adestrando seus animais de estimação ou escolhendo um cantinho mais sossegado para ler seus livros e até meditar.

Costuma-se dizer que o Parque do Ibirapuera é o mais democrático dos parques, pois ali misturam-se tribos, estilos e classes sociais diferentes, cada qual no seu canto, aproveitando o que toda aquela área tem para oferecer.

Aos domingos o Parque do Ibirapuera é um dos pontos de partida da Ciclofaixa de São Paulo, que interliga quatro parques, num total de 45 km.


Endereço: Av Pedro Álvares Cabral, s/n (portões 2, 3 e 10 )
Telefone: 11 5574-5045/ 5505 (administração do parque)

O parque possui 10 portões com horários e formas de acesso diferenciados. Confira:

Para pedestres:

• Avenida IV Centenário, portões: 05, 06 e 07A;
• Avenida Pedro Álvares Cabral, portões: 02, 03, 04, 09 e 10.
• Avenida República do Líbano, portões: 07, 08 e 09A.

Para veículos:

• Av. Pedro Álvares Cabral – Portões: 03 (cartão zona azul) e 10 (somente veículos credenciados).
• Av. República do Líbano – Portão 07 (cartão zona azul).

Horário dos portões:

• Portões: 02, 03, 05 e 10, das 05h as 24h.
• Portões: 04, 06 e 09, das 05h as 22h.
• Portões: 07, 08 e 09A, das 06h00 as 20h.
• Portão: 07A, das 07h as 17h.



 

INFRAESTRUTURA

Um restaurante, algumas lanchonetes e áreas para estacionar fazem parte da infraestrutura do Parque do Ibirapuera para receber seu público confortavelmente e sem grandes despesas, já que o estacionamento exige cartão de zona azul com valor mais baixo dos cobrados nas ruas de São Paulo.

Se você quer se exercitar, descansar, ensaiar uma peça de teatro ao ar livre, visitar um museu, assistir a um show, clicar lindas fotos ou simplesmente passear com a família, vale a pena aproveitar a “praia dos paulistanos”, que embora não tenha mar, lhe garante um estimulante e agradável espaço de lazer.



FOTOS

Clique nas imagens para ampliar








 





 





 


MAPA DO PARQUE



Mapa do Parque do Ibirapuera


Fontes:

Wikipedia - A Enciclopédia Livre
www.parqueibirapuera.org
www.prefeitura.sp.gov.br/meio_ambiente


Compartilhar




Portal Vila Mariana ® SP