Mapeamos  toda
pra
voce.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 




RECICLANDO O EXCEDENTE


O dia seguinte da Ceia de Natal

Sim, vamos falar de “sobras”. Mas a palavra “sobra” deveria ser banida da gastronomia. Seu significado está por demais impregnado do sentido de “resto”, de “aquilo que foi arruinado”.

Poucos a consideram no sentido que ser quer aqui, como excedente de pratos que às vezes a gente prepara em quantidade demasiada.

Porque uma cozinha que se preze pode até exagerar na quantidade, mas não desperdiça comida. Armazena corretamente o excedente de suas preparações, já pensando em criar novos pratos para uma outra refeição.

Para isso, usa a criatividade e respeita a beleza que existe na transformação.

A Ceia de Natal é uma refeição típica do excesso. No afã de preparar os pratos tradicionais, como o perú, o tender – e mais aqueles que “fazem o gosto” de cada familiar –, cozinha-se em demasia.

Para ajudar você a não desperdiçar o excedente da sua Ceia de Natal, vou relacionar alguns procedimentos e receitas de reciclagem culinária. Serão úteis não só para o almoço do dia 25, como também para todos os “dias seguintes” de sua cozinha.


DICAS


Ao preparar vegetais para a ceia, faça um “fundo claro”: em um caldeirão, reserve cascas e talos de todos os legumes que está limpando, acrescente bastante água, uma pitadinha de sal, e cozinhe até obter um caldo ralo. Coe e reserve na geladeira. Aqui você já tem a melhor “ferramenta” para reciclar pratos prontos.

Os pratos frios com molho, como salpicão e salada de batata, permanecerão apetitosos no dia seguinte se você substituir o molho de maionese por iogurte natural.

Na ceia, ofereça as saladas de folhas com temperos e molhos à parte, para os convidados se servirem a gosto. Assim as folhas permanecerão verdinhas e poderão ser reaproveitadas no dia seguinte.

Armazenagem: ao retirar os pratos da mesa da Ceia de Natal, envolva ou cubra com papel alumínio todas as porções excedentes de folhas, legumes, carnes e molhos. Feche-os bem e guarde logo na geladeira. Pronto: aqui você já tem semi pronta a próxima refeição.

Arroz: fica “novo” no dia seguinte se você aquecê-lo em banho maria, regado com um pouco de fundo claro.

Carnes: recuperam seu aspecto suculento se no dia seguinte forem regadas com o fundo claro e aquecidas envoltas em papel-alumínio.

Aqueles pães que estavam à mesa da ceia ficaram duros no dia seguinte? Corte-os em pedaços, passe manteiga ou azeite, salpique orégano, sal marinho e leve ao forno para dourar.

Transformam-se em deliciosos croutons para acompanhar o café da manhã ou o chá da tarde.

Recicle os excedentes do perú e do arroz branco, fazendo um belo risoto, assim: adicione ao arroz um pouco de fundo claro (ou vinho branco, se preferir), desfie a carne e misture tudo com um pouco de amêndoas ou nozes, que com certeza estiveram na mesa da ceia de Natal.

Recicle o purê de batata excedente, transformando-o em croquetes: forme pequenas bolinhas, polvilhe-as com farinha-de-rosca e frite.

Para quem não gosta de frituras, transforme o purê de batatas em uma bela sopa, acrescentando aquele fundo claro que você fez ao preparar a ceia.

As frutas que restaram muito maduras viram uma compota bem gostosa se você cozinhá-las no dia seguinte com açúcar e canela. Perfeita para o lanche da tarde acompanhada de bolo ou sorvete.

Sobraram pedaços de panetone? Monte com eles um pavê, intercalando as camadas com creme de leite (gemas, leite condensado, leite, amido de milho).


RECEITAS


Salada de Arroz Cozido

INGREDIENTES

3 xícaras (chá) do arroz que sobrou da refeição anterior
1 pimentão vermelho sem sementes picado
1 pimentão verde sem sementes picado
1 pimentão amarelo sem sementes picado
3 colheres (sopa) de salsinha picada
1/2 colher (sopa) de vinagre
2 colheres (sopa) de azeite
sal, pimenta-do-reino e azeitonas pretas a gosto

MODO DE PREPARO

1. Misture o arroz, os pimentões e a azeitona.
2. Tempere com o azeite, o vinagre, o sal e a pimenta.
3. Polvilhe esta salada com a salsinha e sirva fria.


Arroz de Forno

INGREDIENTES

4 xícaras (de chá) de arroz cozido, que sobrou da refeição anterior
2 colheres (de sopa) de manteiga ou margarina
1 cebola média picada
1 xícara (de chá) de ervilha
1 vidro pequeno de palmito
azeitonas a gosto
200 ml de molho de tomate
200 g de presunto
200 g de mussarela
Queijo ralado para polvilhar

MODO DE PREPARO

Em uma panela, aqueça a manteiga e refogue a cebola. Junte o palmito, a ervilha e azeitonas e frite. Acrescente o molho de tomate e deixa cozinhar por alguns minutos.

Em um refratário, coloque um pouco do molho. Intercale, em camadas, o arroz cozido, o molho, o presunto ralado, e, novamente, o arroz cozido, o molho. Adicione a mussarela ralada.

Polvilhe com queijo ralado.

Leve ao forno preaquecido para gratinar por cerca de 15 a 20 minutos.

Sirva em seguida.


ENQUETE


Você conhece mais receitas de reciclagem de pratos prontos?

Envie para nós!

Teremos prazer em divulgar, aqui no Portal, maneiras de evitar o desperdício de alimentos.


Rosangela Cappai
Colunista de Gastronomia
Com redação de Marília Muraro

28/12/2012


Compartilhar




Portal Vila Mariana ® SP