Mapeamos  toda
pra
você.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 




Compartilhar



Cultura da Pizza


Muito coisa mudou desde os tempos em que jantávamos junto ao fogão de casa uma sopa caprichada, acompanhada por torradas de sobras de pão.

Hoje em dia, a nossa janta pode vir nas costas de um motoboy, quentinha, com os ingredientes preferidos, todos juntos sobre um círculo de massa.

A responsável por essa mudança de hábitos é a pizza.

Seja nas grandes metrópoles ou nas menores cidades do Brasil, a pizza tornou-se uma conveniente e prática forma de refeição noturna. E, com o passar do tempo, foi transformando comportamentos, crenças e tecnologias suficientes para podermos hoje afirmar que existe uma cultura da pizza.

Em 2002, eu escolhi o setor de pizzaria para atuar como empresária, sabendo que era promissor, especialmente na cidade de São Paulo. Minha intenção foi, e continua sendo, participar das ofertas desse mercado que consome mais de um milhão de pizzas por dia.

Tal participação, porém, exige bastante empenho e criatividade para conquistar espaço entre a concorrência. Por isso, todos os dias da semana meu forno a lenha é ativado e, exatamente às 18 horas, de lá saem pizzas cada vez mais elaboradas que, felizmente, caem no gosto dos fregueses.




A pizza de shitaque, por exemplo, faz sucesso entre os vegetarianos, mas também são bastante procuradas as que são dobradas ao meio, como paninis e calzones.

Embora eu tenha montado um eficiente serviço de entrega, desde o início percebi que a cultura da pizza havia mudado, também, o hábito das pessoas de se confraternizar. E minha pizzaria passou a ser o local preferido de celebrações de vários tipos. Desde reuniões familiares para comemorar aniversários a eventos empresariais, sem contar a saudável e constante prática da happy hour.



PIZZA

CURIOSIDADES

A cultura da pizza está tão arraigada nos costumes dos brasileiros que gerou transformações no calendário de comemorações da cidade de São Paulo e, até, em nossa linguagem informal, com uma expressão de âmbito nacional.

Calendário: o Dia da Pizza é comemorado em 10 de julho, em São Paulo. Isso aconteceu em 1985 e foi instituído pelo então secretário de turismo, Caio Luís de Carvalho, por ocasião de um concurso estadual que elegeria as dez melhores receitas de mussarela e margherita. Empolgado com o sucesso do evento, ele escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração da pizza.

Linguagem: A expressão acabar em pizza, que significa “ficar sem punição”. Foi cunhada na década de 1960 pelo jornalista Milton Peruzzi, em matéria que publicou na Gazeta Esportiva sobre um evento que acompanhou na época, uma crise no

Palmeiras, tradicional time italiano de São Paulo. Os cartolas do clube se reuniram para um conversa que durou mais de 14 horas.
No final, como todo mundo estava com fome, eles foram até uma pizzaria e pediram 18 pizzas. No dia seguinte, o jornalista publicou a cobertura do evento com o título: “Crise do Palmeiras termina em pizza“.

 

PIZZA

ATUALIDADES


A cultura da pizza também gerou novas tecnologias, algumas das quais venho absorvendo para otimizar o desempenho do meu negócio.

Vou dividir algumas com você, leitor do Portal Vila Mariana.

• Restaurante Web

Funciona como uma verdadeira praça de alimentação virtual, ou seja, você pede pizza por meio da internet e a recebe em casa.
No ar desde 2003, oferece acesso a cardápios atualizados com informações, como descrição, fotos e preços.

Experimente: www.restauranteweb.com.br

• GroupOn

É um site de compras coletivas que oferece descontos de até 90% do valor cobrado pela pizzaria cadastrada.

Para isso você precisa inscrever-se no site. Então, passa a receber as ofertas por e-mail, com a descrição detalhada do produto, o preço normal, o desconto dado pelo fornecedor, o preço após o desconto e o número mínimo de produtos que devem ser comprados ao todo para que as vendas sejam concluídas.

Se esse número mínimo de aceites for atingido, todos os compradores conseguem o produto com desconto.

Confira: www.groupon.com.br

• iFood

Nascido em maio de 2011, é um site que disponibiliza os restaurantes que atendem o seu endereço, mediante a informação de seu CEP. Você navega pelas diversas categorias, escolhe o que deseja e acompanha o seu pedido.

O iFood lançou no começo deste ano (2012) um aplicativo para iPhones e, depois, para Android, desenhados especialmente para essa finalidade, com o cardápio completo, preços e fotos dos pratos.

Pelo serviço, o iFood cobra do restaurante uma comissão de 10% sobre o valor do pedido, além de uma taxa mensal de R$ 79. Não há nenhuma cobrança feita diretamente ao consumidor pelo delivery online.

Consulte: www.ifood.com.br

• OnePizza

É um aplicativo que possibilita localizar mais de 3 mil pizzarias espalhadas por toda capital paulista, a partir de um mapa integrado via GPS.

Segundo a D&A Assessoria de Imprensa, está disponível – gratuitamente – desde junho de 2012 para usuários de smartphones e tablets da Apple (IOS) e Android.

Saiba mais em:
http://www.deaimprensa.com.br/dea/index.php?c=ximprensa&a=release&id=1128&tid=120

• Máquina de pizza

Será que futuramente vai entrar para a cultura da pizza?

É uma curiosidade que encontrei no http://blogs.pop.com.br/tecnologia. Mas vale apenas para quem mora nos EUA.
A máquina chama-se Let’s Pizza e foi criada, pasme, para fazer a sua pizza na hora.

Parece com aquelas máquinas em que você compra, automaticamente, salgadinhos, barras de cereal, chocolates e refrigerantes. Esta lhe oferece uma pizza pronta e montada na hora.

Resta saber se o sabor fica parecido com o de nossas pizzas brasileiras!

Veja como a Let’s Pizza funciona:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=j7_lxiU8eLM





Rosangela Cappai
Colunista de Gastronomia
Com redação de Marília Muraro


Compartilhar




Procurando pizzaria na Vila Mariana? Clique no link abaixo e encontre a pizzaria mais perto de você.

Portal Vila Mariana ® SP