Mapeamos  toda
pra
voce.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 




ARROZ COM FEIJÃO

A DUPLA QUE FUNCIONA





O recente movimento mundial em busca de controle de peso e de uma alimentação saudável parece estar gerando um equívoco: supõe-se que em nossos pratos devemos colocar alimentos muito diferentes daqueles que as pessoas consomem habitualmente há anos.

Entre os brasileiros, essa confusão está provocando um distanciamento de um dos pratos mais típicos e comuns a todas as regiões do país: a combinação de arroz com feijão.

No entanto, nada justifica abrir mão dessa dupla que funciona, e muito, como fonte nutricional, mantenedora da saúde e, acredite: colabora com dietas de emagrecimento.

Nos restaurantes por quilo, como o meu, não faltam um dia grandes terrinas de feijão e recipientes cheios de arroz branco ou de arroz integral. Talvez porque nossos cuidados com a saúde dos fregueses nos mantenham atualizados, sempre.

Precisamos resgatar o valor nutricional do arroz e do feijão e derrubar o mito de que são engordativos.
Para começar, eles não carregam tantas calorias como se pensa.

Em média, duas colheres (das de sopa) de arroz contém cerca de 41 calorias, considerando o arroz integral, o mais nutritivo. E a mesma medida de feijão contém, aproximadamente, 58 calorias.

Um total de 99 calorias que, sem dúvida, não vai fazer subir o ponteiro da balança.

Na verdade, esses dois alimentos, quando consumidos juntos, além de serem muito nutritivos, ajudam a emagrecer.

Vamos ver os porquês:

O feijão e o arroz, especialmente o integral, têm carboidratos complexos, que levam mais tempo para ser digeridos, o que prolonga a sensação de saciedade e, portanto, ampliam o espaço de tempo em que ocorre a compulsão para comer.

Os carboidratos complexos do arroz integral e do feijão são muito mais difíceis de ser transformados em gordura corporal do que os carboidratos simples, como os que estão presentes em doces, leite e frutas.

O feijão e o arroz, principalmente o integral, têm grande quantidade de fibras que no processo de digestão absorvem a água, aumentando o volume gástrico, o que reduz a vontade de beliscar entre as refeições.

As fibras presentes na combinação de arroz com feijão contribuem para o bom funcionamento do intestino, uma meta fundamental para todos que desejam resgatar ou manter sua saúde.

Os aminoácidos presentes no feijão e no arroz se completam, formando proteínas de alto valor biológico, em proporção ideal para o bom funcionamento do organismo.

O arroz e o feijão combinam, também, seus compostos naturais de propriedades antioxidantes, o que torna a dupla arroz com feijão um alimento funcional, que combate doenças e retarda o processo de envelhecimento.

O arroz integral e o feijão contém triptofano. Juntos, favorecem a produção de serotonina, o neurotransmissor que gera sensação de bem-estar que controla a compulsão de ingerir carboidratos, como pão e batata.



AGORA É SUA VEZ


1. Você observou que em muitos tópicos desta matéria está enfatizado que o arroz do tipo integral tem maior valor nutritivo que o arroz branco. Você sabe por quê?

2. Algumas pessoas evitam comer feijão alegando que causam gases intestinais. Você sabe como preparar o feijão para evitar esse desconforto?

3. Na sua opinião, num prato de arroz com feijão, carne e salada é preciso colocar mais carboidratos ou proteínas?

4. No meu restaurante, o feijão e o arroz são preparados com pouco sal. Você acha que deveria acrescentar mais sal no seu prato? Por quê?


Utilize o quadro abaixo para compartilhar suas respostas com os leitores desta coluna.


Rosangela Cappai
Colunista de Gastronomia
Com redação de Marília Muraro


Compartilhar




Portal Vila Mariana ® SP