Mapeamos  toda
pra
voce.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 




16 DE OUTUBRO

DIA DA ALIMENTAÇÃO E DO PÃO


O dia 16 de outubro é uma data em que se comemora dois componentes básicos da gastronomia: a Alimentação e o Pão.


DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO


Essa data é comemorada desde 1981 no dia 16 de outubro, em vários países, os quais, a cada ano, organizam atividades e se mobilizam em torno de um mesmo tema.

Foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO – Food and Agriculture Organization) no mesmo 16 de outubro em que se comemora, também, a sua fundação, que aconteceu em 1945, em Québec (Canadá).

A FAO tem por objetivo elevar os níveis de nutrição e de desenvolvimento no mundo e, a cada ano, escolhe um tema para o Dia Mundial da Alimentação.

Em 2012, o tema escolhido pela FAO para o Dia Mundial da Alimentação foi "Cooperativas Agrícolas", com foco na Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável.

Com esse tema, a FAO pretende incentivar uma reflexão sobre o quadro atual das atividades das cooperativas agrícolas na garantia da segurança alimentar e na redução da pobreza.
Na previsão da FAO, até o ano de 2050 as cooperativas agrícolas, que operam em todos os setores da economia mundial, serão responsáveis por promover a alimentação de mais de nove bilhões de pessoas.

O texto formal do tema do Dia Mundial da Alimentação de 2012 encontra-se em publicação intitulada “As cooperativas agrícolas alimentam o mundo".

No Brasil, todos os anos a data é celebrada pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) juntamente com parceiros, órgãos públicos, privados e entidades da sociedade civil.

No estado do Rio Grande do Sul, a comemoração do Dia Mundial da Alimentação de 2012 se estende por uma semana e reúne cerca de 300 atividades no interior e na capital. No dia 17 de outubro, o representante da FAO no Brasil, Hélder Muteia, fará o lançamento simbólico do Observatório Socioambiental de Segurança Alimentar e Nutricional (OBSSAN), na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O encarregado do núcleo de programas da FAO, Gustavo Chianca, também estará presente.

O lançamento ocorrerá após palestra do representante da FAO, sob o tema : “Agricultores cooperativados alimentam o mundo e garantem a segurança alimentar e nutricional”.

Na cidade de São Paulo, o Mercado Municipal Paulistano será palco de eventos relacionados ao Dia Mundial da Alimentação de 2012, com uma iniciativa do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo (COMUSAN/SP).

No dia 25 de outubro, quinta-feira, das 14 às 17h, haverá uma roda de conversa intitulada "O Poder da Minha Prática", no Mercado Gourmet, para discutir questões relacionadas às cooperativas agrícolas.

Simultaneamente à atividade, ocorrerá uma feira de alimentos produzidos com base em práticas sustentáveis e saudáveis de produção e consumo.

Segundo a Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras de São Paulo, na cidade “haverá uma ampliação desta temática proposta pela ONU, buscando articular aspectos relativos à segurança alimentar e nutricional e a economia solidária. Espera-se, com isso, incentivar, neste período, o debate com vistas ao levantamento de contribuições para o aperfeiçoamento das políticas para o fomento de empreendimentos populares solidários, assistência técnica aos produtores e mecanismos de abastecimento e comercialização na cidade de São Paulo”.



Mais informações sobre os eventos podem ser obtidas
pelo telefone
(11) 3313-3365, ramal 275 ou
pelo e-mail comusan@prefeitura.sp.gov.br.


DIA MUNDIAL DO PÃO

Essa data é comemorada em 16 de outubro desde o ano 2000, para valorizar o produto mais popular nas mesas de todo o mundo e lembrar sua importância na alimentação diária e sua versatilidade no preparo de inúmeras receitas.

A data 16 de outubro teve origem em Nova York, onde a UIB – International Union of Bakers and Bakers-Confectioners (União Internacional de Padeiros e Afins) a instituiu, oficialmente.

É um bom momento para lembrar que o pão é um dos alimentos mais antigos da humanidade.



UMA BREVE HISTÓRIA DO PÃO


A origem do pão fermentado de que se tem registro data de, aproximadamente, 4 mil anos A.C. e é mérito dos egípcios, que observaram a fermentação de uma massa de trigo.

Nem todo mundo concorda que a produção de pão fermentado só tenha começado a partir daí. Alguns historiadores acreditam ser possível que o fermento, assim como o pão, tenha origem mais antiga, na pré-história.

A desconfiança vem do fato de as leveduras, ou seja, os fungos responsáveis por sua fermentação, estarem em todos os lugares, incluindo a superfície de grãos de cereais. Bastaria, assim, alguém esquecer de colocar a massa de pão úmida para secar, alguns dias, para ela fermentar naturalmente.

Polêmicas à parte, o que se sabe é que, com o passar do tempo, as pessoas perceberam que poderiam acelerar o processo de fermentação guardando um pedaço da massa de pão do dia anterior para misturá-lo à massa do dia seguinte. Na verdade, com isso elas estariam acrescentando mais levedura à massa.

Na Antiguidade, era costume chamar aos egípcios de “comedores de pão”, porque era o alimento básico deles. O pão era amassado com os pés, e normalmente feito de cevada ou espelta, espécies de trigo de qualidade inferior. Os pães preparados com trigo de qualidade superior eram destinados apenas aos ricos.

Mas o pão não era só o alimento principal dos egípcios; fazia parte, também, de sua cultura como uma unidade de medida segundo a qual se organizava a contagem. E o “número de pães” acabou por se tornar um meio de pagamento, costume que perdurou até a Idade Média.

Com a tomada da Grécia pelos romanos, o pão foi se espalhando pela Itália e ganhando a Europa. Naquela época, dizem, tinha-se o costume de fazer uma cruz na massa do pão e rezar para ele crescer ainda mais, de onde se originou o corte em pestana no pãezinhos de hoje.

No Brasil, a história do pão começa no século XIX, trazido no navio de dona Maria I e Dom João VI. A necessidade dos portugueses de consumir pão era tanta, que a corte trazia consigo a farinha, a receita e os padeiros.

Por volta de 1900, já na Primeira República, surgiu o nosso pão francês, como resultado de alguns padeiros tentarem reproduzir a baguete francesa, crocante por fora e clara por dentro. E o pão de forma nasceu em 1928, quando o norte-americano Otto Rohwedder criou uma máquina que cortava o pão em fatias.




EVENTOS PARA COMEMORAR O DIA MUNDIAL DO PÃO DE 2012


Campanha nacional: neste ano, a Abip (Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria) mais os sindicatos de panificação estão trabalhando a data com uma proposta social solidária: uma campanha de incentivo à doação de sangue, medula e órgãos.

Brasília, DF: o Siab (Sindicato das Indústrias de Alimentação de Brasília) vai distribuir, no dia 16 de outubro, 30 mil pães no centro de cidade. O evento ocorrerá entre 6h e 10h, em frente ao Pátio Brasil Shopping, região central do Plano Piloto, por onde passam centenas de pessoas, diariamente.

Cascavel, PR, Centro: o Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Oeste do Paraná (Sindap), ligado à Federação das Indústrias do Estado (Fiep), realiza uma ação social vendendo pães caseiros para doar recursos à Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) daquele município.

São Paulo, Avenida Paulista, vão do Masp: o Sindicato da Panificação do Estado de São Paulo estará distribuindo pães ao público que comparecer no local, um dos mais emblemáticos da cidade.

São Paulo, Auditório Oscar Freire: entrega, no dia 16 de outubro, do Prêmio Rich’s 100 Melhores Padarias do Brasil, realizado pela Max Foods. Além das padarias, a premiação também contempla aqueles que aprimoram o negócio, os técnicos e chefs de panificação e confeitaria. Neste ano de 2012, serão premiados diversos profissionais de renome nacional e internacional, como o chef Luiz Farias, o chocolatier Raul Concer e o chef padeiro Pedro Calvo, que receberão troféus das mãos do Padeiro do Ano 2012, Rogério Shimura.


No dia 16 de outubro também se comemora o Dia Nacional da Vacinação, uma campanha promovida pelo governo brasileiro para manter a saúde da população, garantindo a imunidade contra vários tipos de doenças.



Rosangela Cappai
Colunista de Gastronomia
Com redação de Marília Muraro


Compartilhar




Portal Vila Mariana ® SP