Mapeamos  toda
a
Vila Mariana
pra
você.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 




Evento em 17/09/2021 às 11:00
Compartilhar

EXPOSIÇÃO RELÍQUIAS: 

VERMELHO STEAM

14/8 a 25/9

de terça a domingo, das 11h às 18h
na Sala Tarsila do Amaral (entrada pela praça das bibliotecas)
evento gratuito

Em homenagem ao artista Vermelho Steam, o Centro Cultural São Paulo, em parceria com a Galeria Luis Maluf, abre a exposição Relíquias: Vermelho Steam. A mostra exibirá as obras do artista, que faleceu precocemente por complicações decorrentes da Covid-19, e pretende mostrar ao público seus trabalhos em desenvolvimento nos dois últimos anos. 

Com curadora de Luis Maluf, a exposição revela a força de um pensamento artístico mais acessível defendido por Vermelho, que propunha a conexão com todos, seja nos espaços públicos nas galerias, museus ou na internet. Com uma produção carregada de referências e alegorias, o artista transitava pelo expressionismo alemão, pela estética dos teatros de bonecos do leste europeu do século XX, passando também pelo cinema e animação. 

Será exibido também um minidocumentário, que registra os últimos momentos do artista e que retrata sua busca incessante por peças de garimpo, como chaves, selos, relógios, molduras e objetos carregados de história, muito usados pelo artista. 

Sobre o artista

Vermelho Steam, nome artístico de Cesar de Melo Ferreira, nasceu em 1975, na cidade de São Paulo. Suas primeiras inspirações vieram dos desenhos animados e histórias em quadrinhos. Em sua busca por introduzir um caráter lúdico e nostálgico às obras, Vermelho Steam garimpou inúmeros materiais para enriquecer os trabalhos: selos, molduras, engrenagens, objetos antigos. 

As temáticas da era vitoriana e do steampunk induzem o espectador a um mundo de fábulas com cenários carregados de detalhes e novos personagens que nos parecem tanto familiares quanto desconhecidos. Os inúmeros recortes criam narrativas visuais imersivas que são convidativas à divagação e ao sonho. Sua obra conecta-se ao contemporâneo a partir da materialidade inusitada das peças e da familiaridade trazida por suas referências. 













Portal Vila Mariana ® SP