Mapeamos  toda
a
Vila Mariana
pra
voce.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 




Evento em 07/09/2018 às 09:00
Compartilhar

33ª BIENAL DE SÃO PAULO

AFINIDADES AFETIVAS

Sob o título ​Afinidades afetivas, ​33ª Bienal abre em 7 de setembro e privilegia questões sobre a atenção, a experiência do público e dos artistas participantes

Modelo alternativo ao de temática única traz doze projetos individuais selecionados pelo curador-geral Gabriel Pérez-Barreiro e sete mostras coletivas organizadas por artistas-curadores convidados

De 7 de setembro a 9 de dezembro de 2018, a 33ª Bienal de São Paulo ​– Afinidades afetivas vai privilegiar a experiência individual do espectador. O título escolhido pelo curador-geral Gabriel Pérez-Barreiro – apontado pela Fundação Bienal de São Paulo para conceber a mostra – remete ao romance de Johann Wolfgang von Goethe Afinidades eletivas (1809) e à tese “Da natureza afetiva da forma na obra de arte” (1949), de Mário Pedrosa.

O título não pretende direcionar a exposição tematicamente, mas caracteriza sua organização a partir de afinidades artísticas e culturais entre os envolvidos. Presença e atenção são as premissas dessa edição, numa reação a um mundo de verdades prontas, no qual a fragmentação da informação e a dificuldade de concentração levam à alienação e à passividade.

Para esta edição, ao lado dos doze projetos individuais eleitos por Pérez-Barreiro, o curador-geral convidou sete artistas-curadores para conceber mostras coletivas com total liberdade na escolha dos artistas e seleção das obras – a única estipulação foi que incluíssem trabalhos de sua própria autoria.



33ª Bienal de São Paulo – ​Afinidades afetivas

de 7 de setembro a 9 de dezembro de 2018

ter, qua, sex, dom e feriados: 9h - 19h (entrada até 18h)
qui, sáb: 9h - 22h (entrada até 21h)

fechado às segundas / entrada gratuita

Pavilhão Ciccillo Matarazzo, Parque Ibirapuera
bienal.org.br

















Portal Vila Mariana ® SP