Mapeamos  toda
pra
você.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 




Compartilhar


Publicado em 24/09/2013


ATELIÊ DO CORPO


As inteligências do corpo a serviço da mente

O Ateliê do Corpo é um projeto de restituição ou criação de espaços íntimos de contentamento existencial, por meio de vivências que visam reintegrar a mente/emoção ao corpo, permitindo ao praticante voltar a dirigir sua própria vida. É realizado em grupo, com as mais eficientes práticas de si orientais e ocidentais – produzindo profundos contatos com a relação mente/corpo em sua ligação com os aspectos mais íntimos da personalidade. É uma arte de si muito útil no combate ao estresse, na melhora da relação com a angústia existencial, na saúde psicossomática e bem estar geral.

As ideias que norteiam este trabalho do corpo, inspiram-se nas contribuições da “teoria do amadurecimento emocional” de D. W. Winnicot e na tese de Sartre de que o corpo é “o ser de todas as possibilidades” do humano. Sem o qual não se dá a subjetividade.

É dividido em seis experiências de si, sendo que a sexta experiência se dá na forma de um retiro de fim de semana:

• Ateliê Urbano - Mandala
• Ateliê Urbano - Heart chakra
• Ateliê Urbano - Circulo mântrico
• Ateliê Urbano - Massagem em Grupo tapotamento – amassamento – tamborilamento + meditação completa
• Ateliê Urbano - Mandala
• Ateliê de Imersão – Retiro de um fim de semana – Proposta de Imersão para aprofundamento nas vivências dos cinco primeiros ateliês e expansão da consciência por meio do MRD – Método de Redução das Defesas (reação automática ao estresse).

O Ateliê do Corpo trata da psicologia do corpo em seu aspecto mais vivencial. Todas as formas de educação atual intoxicam nossas relações com o corpo, tornando-o o campo onde são feitos todas as experiências de intrusões pedagógicas. Retomando certas experiências corporais experimentadas no alvorecer da infância o Ateliê busca provocar tanto aqueles estados de júbilo quanto os estados profundos de solidão essencial, vivências arraigadas na pele, na voz, no olhar, no corpo por inteiro – tão importantes na edificação de uma vida de fato viva. Uma vida viva, intensa e consistente, inclui aspectos emocionais de não-integração (sono profundo, capacidade orgástica, relaxamento e de entrar em contemplação), assim como estados integrados (atenção, foco, concentração, auto-percepção).

Por causa da intensa solicitação das responsabilidades e compromissos pessoais/sociais desde a primeira infância, muitos perdem sua integração pessoal, tal como sua capacidade de viver momentos de não integração, ou seja, sentem-se desintegrando, esvaziando, perdendo a referência dos sentidos que fortalecem a vida. Surpreendem-se sem motivação e alegria, sem saber a causa ou quando tudo isso começou. Também perdem a capacidade para permanecerem não-integrados, ficando insones, ansiosos, deprimidos, estressados e com sérias incapacitações sexuais.

Para desarmar estas incapacitações, o Ateliê do Corpo é formatado como Experiências da percepção corporal, uma vez que o corpo é a nossa ferramenta na sociedade, arcando com o peso das dores de existir. Sua pele é o limite e ao mesmo tempo o meio de ligação entre a pessoa e o mundo. Tais relações, quase sempre, são palcos de grande ansiedade, angústia e mau-estresse levando a pessoa a projetar no corpo suas dificuldades existenciais. Através de encontros semanais, o Ateliê oferece à pessoa a possibilidade de voltar a viver em um corpo equilibrado, a partir da ampliação e entendimento de seus limites pessoais.

Cada Ateliê é finalizado com Meditação e Relaxamento, onde a pessoa é iniciada nos vários passos para a meditação LUMINA, feita em uma série de passos físio-corporais, baseados em técnicas desenvolvidas pelos indianos, combinadas com a visão da psicologia comportamental.

A experiência completa dos Ateliês pretende reapresentar aos praticantes seus corpos, num apelo ao existir com atenção à linguagem do corpo: essa reapresentação deverá ser o início de uma vida centrada no prazer e na alegria, no relaxamento e na atenção, na força e na delicadeza – binômios de saúde.



Levi Leonel de Souza
Colunista de Autoconhecimento
(11) 99573-3214



Compartilhar





Portal Vila Mariana ® SP