Mapeamos  toda
pra
voce.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 




 
Compartilhar

Publicado em 05/01/2021

 

VERÃO 2022

NO SESC VILA MARIANA

Verão dá vontade de sair, encontrar pessoas, passear, praticar exercícios e experimentar coisas novas que podem marcar tanto a gente, que ficam na nossa rotina por todo o ano. A edição de 2022 do Sesc Verão, que acontece de 4 de janeiro a 13 de fevereiro, é sobre isso.  

Com o slogan “Lazer levado a sério”, a proposta da 27ª Edição da campanha é te convidar a pensar sobre a importância do lazer no seu cotidiano e reforçar o lugar do Sesc como um espaço que favorece o direito ao lazer, de forma ampla, plural, com respeito, cuidado, segurança, para pessoas de todos os perfis.   

A pandemia COVID-19 expôs a desigualdade de oportunidades que afetam comunidades e pessoas a se manterem fisicamente e culturalmente ativas. Nesse período de tantos desafios, cresceu a procura por estratégias para a manutenção ou o cuidado com a saúde mental, física, social e econômica. E dentro dessas estratégias, o lazer claramente ocupou um lugar de destaque.  

Pudemos notar o quanto é importante levar o lazer a sério e o quanto é benéfico para todos, para sua saúde e desenvolvimento, manter um espaço reservado na agenda para usufruir de momentos de lazer, seja para aprender, conviver, contemplar, ou seja, manter uma prática que impacte positivamente na qualidade de vida e no bem-estar.

Veja nossa programação, que este ano tem como foco o uso de bicicletas:

Aprendendo a pedalar!
Com equipe de monitores especializados 

Sempre é tempo de aprender a andar de bicicleta! O público, a partir de 3 anos de idade, poderá experimentar a prática, com bicicletas de diferentes tamanhos – e sem as rodinhas, para permitir o desenvolvimento do equilíbrio e da autonomia no pedal.

Inscrições no local por ordem de chegada
Vagas limitadas – 20 bicicletas aros 16, 20, 24 e 26 (jovem/adulto), 10 bicicletas de equilíbrio (infantil)

De 8/1 a 16/1, sábados e domingos, das 11h às 16h
Praça Externa 
Grátis | Livre 

De bike com mulheres e LGBTQIA+: rotas da diversidade e território em São Paulo
Com Selim Cultural e Señoritas Courier

Serão realizados três roteiros de bike, conduzidos por mulheres e LGBTQIA+, que contam histórias da cidade de São Paulo atravessadas por visibilidades e invisibilidades de corpos, culturas, artes e territórios.

Inscrições nos dias 5, 19 e 26/1, às 14h, em inscricoes.sescsp.org.br
Roteiros em 16 e 30/1, e 6/2 – Para consultar detalhes de cada roteiro, acesse: De bike com mulheres e LGBTQIA+

De 16/1 a 6/2, domingos, das 9h às 12h (concentração às 8h30)
Entrada da Unidade
Grátis | Livre 

Criando roteiros de bicicleta: olhares para a diversidade e o território
Com Aline Os

Em três encontros online na Plataforma Zoom, o público é convidado a pensar, pesquisar e estruturar roteiros de bicicleta contando histórias sobre lugares, pessoas e acontecimentos da região da Vila Mariana. Com Aline Os, ciclista urbana, fundadora dos projetos Selim Cultural e Señoritas Courier, cicloviajante e voluntária na Oficina Mão na Roda.

Vagas limitadas. Inscrições a partir de 5/1, às 14h, em inscricoes.sescsp.org.br

De 19/1 a 2/2, quartas, às 19h
Plataforma Zoom 
Grátis | Livre 

Monte sua bicicleta de equilíbrio infantil
Com monitores especializados

Nesta ação você poderá montar e personalizar uma bicicleta de equilíbrio feita em madeira e poderá proporcionar para uma criança uma excelente forma de desenvolver física e emocionalmente seu início com a cultura da bicicleta.
A bicicleta de equilíbrio não possui pedal. Nela a criança vai desenvolvendo autonomia e confiança para os próximos passos. Seu uso é indicado como forma de evitar o uso das bicicletas com rodinhas laterais, uma vez que desenvolvendo o equilíbrio inicial, torna-se mais fácil num futuro breve o pedalar nas bicicletas maiores.

Vagas limitadas. Inscrições a partir de 12/1, às 14h, em inscricoes.sescsp.org.br

Dias 22/1 e 23/1, sábado e domingo, às 14h
Praça de Eventos
Grátis | Livre 

Pedalada: Arte e Resistência
Com monitores especializados

Giro cultural com a bicicleta, observando e trocando sobre intervenções artísticas, ocupação e uso dos espaços urbanos. A proposta é visitar algumas empenas – laterais de prédios – de artistas de grupos minorizados, como mulheres, negros e LGBTQIA+, em um formato de tour ou exposição ao ar livre sob rodas.

Vagas limitadas. Inscrições a partir de 12/1, às 14h, em inscricoes.sescsp.org.br

Dia 23/1, domingo, às 9h (concentração às 8h30)
Entrada da Unidade
Grátis | Livre 

Oficina de introdução à mecânica de bicicletas
Com Señoritas Courier

As ciclo entregadoras do coletivo Señoritas Courier conduzirão oficina de introdução ao universo da mecânica da bicicleta. Peças, roda, freio e câmbio serão alguns dos assuntos abordados, em três encontros. O objetivo é potencializar a autonomia do praticante e o seu conhecimento sobre este modal, seja para o uso no dia a dia de deslocamento ou como lazer.

Para saber mais, clique aqui.

Vagas limitadas. Inscrições a partir de 12/1, às 14h, em inscricoes.sescsp.org.br

De 29/1 a 5/2, sábados, às 10h
Praça de Eventos
Grátis | Livre 

Mulheres e LGBTQIA+ nos serviços de entrega por bicicleta
Com Señoritas Courier

Roda de conversa sobre as experiências das mulheres e LGBTQIA+ que fazem entregas de bicicleta pelo coletivo Señoritas Courier. Serão abordados temas como o impacto social e ambiental do trabalho e do serviço que é oferecido, a experiência de entregar intervenções de cultura e história na cidade versus entregar produtos, e também sobre a plataformização e expressiva exploração do trabalhador versus cooperativismo na coletividade e organização do trabalho.

Dia 5/2, sábado, às 14h
Praça Externa
Grátis | Livre 

Música no pedal
Com Luiz Thunderbird

Em um roteiro de bicicleta, o ex-VJ Luiz Thunderbird passa por quatro pontos icônicos da capital paulista que contam histórias do rock nacional e mostra que é possível aproveitar a cidade pedalando.

Inscrições a partir de 2/2, às 14h, em inscricoes.sescsp.org.br

Dia 13/2, domingo, às 9h (concentração às 8h30)
Entrada da Unidade
Grátis | Livre 









dia 14 (Qui)
Vila Itororó

Portal Vila Mariana ® SP