Mapeamos  toda
pra
você.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 




Compartilhar

Publicado em 09/12/2020




SAMPA+RURAL

A cada ano a cidade de São Paulo desenvolve mais o aspecto urbano, onde estamos cercados por concreto e até mesmo as áreas verdes são projetadas e delimitadas pelo homem. Esse ambiente comum nas grandes cidades afasta de forma gradativa, o contato da população com a natureza e hábitos simples. Grande parte dos paulistanos não tem em sua rotina atividades como manutenção de uma horta ou canteiro, contato com um produtor de alimentos vegetais ou até mesmo o consumo desses alimentos, substituindo cada vez mais por comidas processadas, compradas em mercados, restaurantes e lanchonetes. Com o objetivo de reunir iniciativas sobre desenvolvimento rural sustentável, turismo, meio ambiente e alimentação saudável o Portal SP Rural mapeia as regiões consideradas como zonas rurais da cidade

Segundo a prefeitura da cidade de São Paulo, cerca de 28% do território da capital é composto por áreas consideradas como áreas rurais, sendo boa tarde localizada no extremo sul da cidade, em regiões como Grajaú e Parelheiros. 

As zonas rurais da cidade foram reconhecidas institucionalmente pelo Plano Diretor Estratégico (PDE) em 2014 e abrigam não só chácaras e sítios de produção agrícola, mas também áreas de proteção ambiental (zonas remanescentes de Mata Atlântica), cachoeiras e outros atrativos de ecoturismo, Terras Indígenas Guarani, além de importantes mananciais de abastecimento de água do município e da região metropolitana.

Navegando pelo site é possível localizar feiras livres municipais, produtores de alimentos vegetais, inclusive orgânicos, saber um pouco mais sobre a história e o trabalho desses produtores, encontrar hortas colaborativas, associações e iniciativas que promovem atividades relacionadas ao desenvolvimento sustentável e a alimentação saudável e muito mais.

Clique na imagem para navegar pelo mapa:


Turismo
Parte dos locais mapeados têm como tema o turismo e a vivência rural. Em locais como pesqueiros, sítios, parques municipais e campings é possível aprender e ter contato com a natureza sem precisar viajar no fim de semana. Um exemplo é o Parque Natural Municipal Bororé, localizado no extremo sul da cidade, o parque possui fauna e flora variadas, trilhas e um Píer na margem da represa Billings para contemplação da paisagem. 

Endereço: Estrada das Vieiras, s/n, Bororé. Distrito Grajaú, Prefeitura Regional de Capela do Socorro. O acesso é possível pela Balsa Bororé, que liga a Avenida Dona Belmira Marin (Grajaú) à da estrada de Itaquaquecetuba. O acesso também é possível pela Avenida Paulo Guilguer Reimberg (antiga Estrada do Varginha).

Data: a partir do dia 16/01/2020, às quintas-feiras e finais de semana
Horário: 8h às 17h, a partir de segunda-feira (24/8). Sábados e domingos: fechado
Telefone: (11) 5187-0321







Redação: Rafael Caetano
Portal Vila Mariana










Portal Vila Mariana ® SP