Mapeamos  toda
pra
você.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 




Compartilhar

Publicado em 24/03/2017


DIA DO GRAFFITI

Projeto Quixote promove ato de reflexão no Dia do Graffiti serão cinco dias de workshops, rodas de conversa, intervenções artísticas e oficinas relacionadas ao tema.

São Paulo; 22 de março de 2017 – O Projeto Quixote, OSCIP que atua com crianças, jovens e famílias em situações de vulnerabilidade social, promoverá em sua sede, na Vila Mariana, de 27 a 31 de março, uma semana especial para o Dia do Graffiti.

A proposta é aproveitar a data, estabelecida em 27 de março, para trazer reflexões como: intolerâncias artísticas, culturais e sociais, o papel do artista como reivindicador da rua, políticas públicas e a nova campanha Cidade Linda e o graffiti como ferramenta de inclusão social. 


A agenda começa na segunda-feira com um manifesto de luto, momento em que o prédio da instituição será todo coberto de preto, como se o Projeto Quixote e todo seu trabalho multidisciplinar – que inclui o graffiti – não existissem mais, e assim começam as reflexões que serão abordadas durante toda a semana.

Programação:

Segunda, 27 de março
11h: abertura com manifesto de luto seguido de intervenções em spray na praça com artistas convidados: José Roberto Aguilar, Ricardo Smith, Vine/Enivo, Wolpy, Mogle, Feikehara, Anjo, Ota, Nick Alive, Risada e Harry. 
14h: Teatro de rua em ação

Terça, 28 de março
09h às 11h: Oficina Graffiti literário – turma 1
14h: Workshop Graffiti e Hip Hop
14h às 16h: Oficina Graffiti literário – turma 2

Quarta, 29 de março
14h: Maremoto – 1o Encontro de Poéticas de rua

Quinta, 30 de março
09h: Oficina Parkour com coletivo Alma Forte
14h: Mulheres no Graffiti com Mariana Farcetto

Sexta, 31 de março
Fechamento com sarálogo de Bruno Pastore, grafiteiro que foi aprendiz e auxiliar na Agência Quixote Spray Arte. 




PROJETO QUIXOTE


Transformando histórias: Uma nova oportunidade aos jovens carentes. Esse é o principal objetivo do Projeto Quixote, uma OSCIP que há cerca de vinte anos realiza um belo trabalho social na região da Vila Mariana. E o Portal Vila Mariana fez uma visita na sede da instituição para conhecer melhor esse trabalho.

O que é uma OSCIP?

Muitas pessoas podem estranhar o termo e não saber com clareza o que representa. Basicamente é uma sigla para Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Um título legalmente reconhecido dado às instituições privadas do terceiro setor que desenvolvem algum trabalho direcionado ao bem comum da sociedade. Geralmente, as “OSCIPs” são mantidas com apoio de pessoas físicas, jurídicas e em alguns casos do poder público.



As atividades do Projeto Quixote inicialmente são dedicadas às crianças e jovens em situação de risco como dependência química e abusos físicos ou psicológicos. Para cumprir esse objetivo o projeto se divide em etapas de atendimento psicopedagógico, aprendizado cultural e até mesmo profissional. 

Além disso, não apenas os jovens, mas seus familiares também são assistidos pelo projeto como suas mães ou responsáveis por meio de serviços de assistência social e oficinas de qualificação para que as famílias obtenham uma alternativa para obtenção de renda.



SERVIÇOS

O Projeto Quixote oferece diversos serviços para empresários e moradores da região como a "Agência QXT Spray Arte", um negócio social que através dos serviços de graffitti como pintura de faixadas, workshops entre outras atividades, geram um aprendizado aos jovens assistidos que em muitos casos se tornam a profissão dos mesmos.

Outro serviço notável são as "Joias do Quixote", desde 2010 essa iniciativa apresenta aos jovens a arte-joalheria como um novo conhecimento que pode ser utilizado como fonte de renda.

Todas as joias são trabalhos artesanais e podem ser adquiridas no bazar do Quixote, loja localizada na própria sede da instituição.
 


MAPA DE LOCALIZAÇÃO E VÍDEO INSTITUCIONAL





Rafael Caetano
Portal Vila Mariana















dia 18 (Qua)
Meu amigo Enzo

Portal Vila Mariana ® SP