O controle da população de animais urbanos é fundamental para evitar problemas como doenças e abandono de animais domésticos. Com esse objetivo, desde de 2001 existe o Programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos do município de São Paulo (Lei Municipal nº 13.131/2001). O procedimento é realizado em animais entre 3 meses e 8 anos de idade e é feito por clínicas e ongs de proteção animal, credenciadas ao projeto.
Para participar, os tutores devem realizar o cadastro no Centro de Controle Zoonoses (CCZ), nos postos de Supervisão de Vigilância em Saúde (Suvis) ou em postos temporários, quando ocorrem os mutirões. Esse final de semana, entre os dias 28 e 29 de outubro a região do Jabaquara, coberta pela Unidade de Vigilância em Saúde Jabaquara/Vila Mariana, recebe um mutirão no colégio estadual João Amos Comenius. As inscrições ocorrem na quarta-feira 25/10/2017 a partir das 10h e acontece enquanto durarem as senhas. Os tutores devem comparecer ao colégio, na Rua Estevão de Mendonça, 439 no bairro Vila Santa Catarina. É preciso ter em mãos RG, CPF e comprovante de residência, atualizados. Segundo a unidade do Jabaquara, esse tipo de evento ocorre três vezes no ano. Quem não conseguir realizar a inscrição no dia 25, pode comparecer o ano todo no CCZ e nas Suvis relacionadas abaixo com os mesmos documentos.
A cirurgia de castração tem como objetivo principal, evitar a reprodução dos pets, mas o procedimento pode trazer outros benefícios. Animais no início da fase adulta podem ser muito agitados, a castração pode evitar fugas e deixar o pet mais tranquilo. Além disso, o risco de problemas como câncer de mama e doenças no sistema reprodutivo de machos e fêmeas diminui bastante.
Após a cirurgia o médico irá passar algumas orientações sobre o período de recuperação, que geralmente, dura entre 7 a 10 dias. Fora casos específicos, as recomendações geralmente são: Manter o pet em repouso em um local limpo e confortável; garantir que os pontos estejam limpos e cobertos para que o animal não consiga lamber nem se machucar; utilizar a medicação prescrita pelo veterinário e ficar calmo caso o animal não sinta enjoos e tenha humor e apetite alterados nos primeiros dias. Fora isso, mantenha contato com o
veterinário.
Postos de cadastramento:
Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)
R. Santa Eulália nº 86 – Santana (Próximo Metrô Carandiru)
Atendimento: Segunda a sábado, exceto feriados, das 8h às 18h - Tel.:3397-8900
Supervisão de Vigilância em Saúde (SUVIS)
SUVIS Butantã
Rua Caxingui, 656/658
Segunda a sexta, das 9h às 15h
SUVIS Cidade Ademar/Sto Amaro
Rua Maria Cuofono Salzano, 185
Segunda a sexta, das 9h às 15h
SUVIS Cidade Tiradentes
Estrada do Iguatemi, 2751
Segunda a sexta, das 9h às 15h
SUVIS Ermelino Matarazzo
Av. São Miguel, 5977
Segunda a sexta, das 9h às 15h
SUVIS Freguesia do Ó
Rua Chico de Paula, 238
Segunda a sexta, das 8h às 15h
SUVIS Guaianases
Rua Francisco Pinheiro, 179
Segunda a sexta, das 8h às 15h
SUVIS Mooca/Aricanduva
Rua dos Trilhos, 869
Segunda a sexta, das 9h às 15h
SUVIS Parelheiros
Rua Cristina Schunck Klein, 23
Segunda a sexta, das 10h às 15h
SUVIS São Mateus
Av. Ragueb Chofhi, 1400
Segunda a sexta, das 9h às 15h
SUVIS São Miguel
Rua José Pereira Cardoso, 193
Segunda a sexta, das 9h às 15h
SUVIS Campo Limpo
Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 59
Tel. 5814-8760
Rafael Caetano
Portal Vila Mariana