Mapeamos  toda
pra
você.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 





Compartilhar


Publicado em 07/12/2018


ÔNIBUS COM ACESSIBILIDADE

NA VILA MARIANA

Com o objetivo de atender a população da cidade que tem dificuldades no cotidiano, por conta da mobilidade reduzida, e necessita do acesso aos serviços de saúde, à partir do dia 08/12, a linha 476L-10 (Metrô Vila Mariana - Lar Escola São Francisco), passa a contar com novidades no trajeto, dias de operação e principalmente, renovação da frota, que será totalmente composta pro miniônibus acessíveis. Os veículos adaptados possuem piso baixo, suspensão que permite rebaixamento do veículo, rampas de acesso nas portas e não possuem catracas, apenas validador de bilhete único. Além disso, os miniônibus têm capacidade para 13 passageiros sentados, 19 em pé e espaços com cinto de segurança e trava, para até quatro cadeiras de rodas, por veículo. 

Para otimizar o tempo das viagens e auxiliar os passageiros, além do motorista, o veículo irá contar com um profissional auxiliar de bordo, para atender os passageiros no embarque e desembarque.

Todos os motoristas, cobradores, fiscais e auxiliares dos ônibus municipais receberão orientações e uma cartilha elaborada pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência em conjunto com a SPTrans, com informações sobre o atendimento às pessoas com deficiência no transporte público.
 
A linha também terá novidades no trajeto e dias de atendimento, operando nos dias úteis e finais de semana das 06h às 20h. No novo itinerário, foram incorporados trechos de três novas ruas da Vila Mariana: Napoleão de Barros, Estado de Israel e Botucatu. Essa linha serve como opção de trajeto entre o metrô e unidade de saúde da região como Lar Escola São Francisco, AACD, APAE, Dorina Nowill Para Cegos, unidades da Rede Lucy Montoro, entre outros.



Cartilha “Acessibilidade Treinamento Transporte Coletivo

O secretário da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, entregará alguns exemplares da cartilha produzida pela SPTrans e utilizada no treinamento aos operadores do sistema de ônibus municipais.

A cartilha instrui os operadores quanto à postura correta para auxiliar o embarque e desembarque de passageiros especiais. Durante o treinamento, os profissionais do transporte têm os olhos vendados, parte dos membros imobilizados ou são colocados em uma cadeira de rodas. O objetivo é sensibilizá-los sobre a dificuldade enfrentada pelo passageiro com mobilidade reduzida em seu dia a dia.


LEIA MAIS

SOBRE SAÚDE E ACESSIBILIDADE







Rafael Caetano
Portal Vila Mariana














dia 21 (Qui)
Carnaval 2019

Portal Vila Mariana ® SP