Mapeamos  toda
pra
você.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 




 

Compartilhar

Publicado em 25/06/2021



O NOVO 

MUSEU DO IPIRANGA


Fechado ao público desde 2013, o Museu do Ipiranga passa por reformas para restauração da estrutura e ampliação dos espaços para exposição. A expectativa é de que o projeto seja concluído em 2022, com a reabertura programada para o dia 07 de setembro do ano que vem, data em que serão celebrados os 200 anos da independência do Brasil.

Inaugurado em 1895, o Museu do Ipiranga é o mais antigo da cidade de São Paulo e representa um ícone histórico e cultural para muitas gerações que conheceram no local um pouco mais sobre o período da monarquia no Brasil e a transição para uma nação independente da coroa portuguesa.

O objetivo para o novo Museu do Ipiranga é equilibrar a modernidade e seus recursos com a preservação da memória. A fachada do edifício recebeu reparos para solucionar problemas com rachaduras e infiltrações além da pintura seguindo o tom original das paredes. Em contrapartida, serão adicionados recursos como escadas rolantes, elevadores entre outros dispositivos tecnológicos para garantir a acessibilidade e conforto para todos os visitantes. Outra preocupação nessa nova fase é a adequação dos dispositivos de segurança com a instalação de equipamentos para monitoramento do espaço, prevenção e combate à incêndios.

Outro destaque é a ampliação do museu através do acesso ao público em ambientes que anteriormente eram liberados apenas à equipe do museu, e da inauguração de novas salas de exposição. No total serão 46 salas para o expor o acervo de mais de quatro mil peças em exposições fixas e temporárias. Além das salas de exposições o museu irá contar com uma nova cafeteria, auditório, mirante, lojas e um jardim integrado.

Acervo Digital

Mais uma vez utilizando as vantagens dos recursos tecnológicos, a administração do museu está mapeando o edifício, o Parque da Independência e itens do acervo através de imagens tridimensionais. Com a expectativa de conclusão no segundo semestre de 2021, o material será utilizado para o desenvolvimento de uma plataforma para visitas virtuais, desenvolvimento de jogos educativos e até mesmo suporte na segurança no museu.

A digitalização do espaços e itens de acervo dos museus é uma tendência global que é aplicada como uma forma de complementar o espaço físico e ampliar a acessibilidade desse conteúdo para pessoas que não podem visitar o local.



MUSEU DO IPIRANGA 2022







Fontes:
museudoipiranga2022.org.br
jornal.usp.br

RedaçãoRafael Caetano










Portal Vila Mariana ® SP