Mapeamos  toda
pra
você.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 




Compartilhar

Publicado em 13/09/2016

MUSEU DO CORPO DE BOMBEIROS

Localizado no coração da Vila Mariana, na Rua Domingos de Morais nº 2329, um casarão, tombado pelo patrimônio histórico abriga memórias da Instituição a qual todo o Estado se orgulha e respeita pelo trabalho que vem exercendo há 136 anos de história, que deu início em 10 de Março de 1880. 

Já em 1880 com a necessidade de uma organização dedicada e qualificando-se para o combate à incêndios e resgate da população em situações de risco, foi fundado oficialmente o Corpo de Bombeiros Paulista mais precisamente no dia 10 de março com o contingente de apenas vinte homens, sendo a maioria de oriundos da Companhia de Urbanos (Guarda Civil local) e permaneceram nesta Cia de Urbanos na Rua Do Quartel, hoje Onze de Agosto. 

De lá para cá o número de profissionais dispostos a ajudar os cidadãos de São Paulo aumentou e foram protagonistas de histórias memoráveis de coragem e dedicação. Para relembrar momentos tão importantes na história da Corporação e da cidade o Centro de Memória do CBPMESP, sendo esta iniciativa dos próprios Bombeiros que pretende contar sua História ao povo de São Paulo, bem como esclarecer as atividades em todo Estado! 

Assim que entra, o visitante se depara com uma das primeiras viaturas da Corporação, movida à tração animal. Em seguida é convidado a conhecer outras atribuições exercidas na região litorânea, através de peças históricas como o escafandro de 1931 até1985 (utilizado para trabalhos submersos, pesando 80 kg, que requeriam grande estabilidade do operador) e o submersível (veículo subaquático, da década de 80, utilizado para deslocamentos curtos, bem como para conter reservas de ar respirável à mergulhadores que precisavam realizar trabalhos de longa duração). 


GALERIA DE FOTOS:



Ainda no primeiro andar do casarão podemos ver diversas imagens sobre a relação do piloto Ayrton Senna com o Corpo de Bombeiros que chegou a ser nomeado Bombeiro Honorário, fotos de imagens dos incêndios que marcaram a memória da população como no edifício Andraus no início de 1972 e do edifício Joelma em 1974. 

O segundo andar do Centro de Memórias é ainda mais repleto de curiosidades, há uma sala dedicada às miniaturas dos veículos utilizados pelos Bombeiros, em sua maioria doação de colecionadores, em seguida a sala de vídeo recebe os visitantes para ilustrar em filmes um pouco mais sobre esta história dos Heróis do Fogo! Além da sala de ferramentas, uma das mais populares com todo tipo de equipamento utilizado em missões de resgate: o Alargador Hidráulico onde era utilizado na retirada de pessoas presas ou retidas nas ferragens dos automóveis.

São diversas as salas temáticas, onde cada uma delas representa alguns trechos da extensa e bela História da Corporação, como a já citada sala de vídeo e a sala de leitura com diversos exemplares de produções impressas, disponíveis para consulta no local. Fica o convite do Portal Vila Mariana e do Centro de Memória do Corpo de Bombeiros da PMESP, para agendar uma visita e conhecer mais sobre essas histórias. 


CONFIRA IMAGEM EXTERNA DO CORPO DE BOMBEIROS:



OUTRAS INFORMAÇÕES:

  • Entrada: Gratuita 
  • Agendamento de visitas: ccbcentrodememoria@policiamilitar.sp.gov.br 
  • Telefone: (11) 3396-2580 de 2ª à sábado 8hs das 18hs. 
  • Facebook: facebook.com/centrodememoriacbpmesp 
  • Endereço: Rua Domingos de Morais, 2329 – Vila Mariana Próximo ao Metrô Santa Cruz.

Rafael Caetano


 











dia 18 (Qua)
Meu amigo Enzo

Portal Vila Mariana ® SP