Mapeamos  toda
pra
você.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 




 
Compartilhar


Publicado em 18/09/2019


MEU AMIGO ENZO

A alegria de ter um animal de estimação e a cumplicidade de vida que desenvolvemos com eles

Enzo é um belo cachorro golden retriever, muito bem interpretado pela voz rouca de Kevin Costner. Filosofa o filme todo sobre a vida de seu fiel amigo - piloto automobilístico à procura de um lugar ao sol na profissão - e sua vida cheia de ganhos e perdas. O filme “meu amigo Enzo” segue a linha filme triste de cachorro, sim. Mas tem umas sutilezas a mais: a lembrança de Airton Senna e um pouco da história de Enzo Ferrari – fundador da Scuderia Ferrari. Vou de  carona filosofando com os mitos do automobilismo e com o personagem Denny, o “pai” de Enzo. Grandes homens, grande cão, grandes inspirações.

Enzo Ferrari lutou na vida – começou como mecânico até chegar a piloto e criar carros e equipe de corrida que levam seu sobrenome. Ferrari é sinônimo de poder, requinte e ostentação. Enzo era conhecido por seu pequeno humor e na sua história consta a morte de um filho muito jovem, fato que teria mudado a vida do comendador, como era chamado. No filme, Denny dá a Enzo, como uma forma de gratidão, um passeio pela pista automotiva a bordo de uma Ferrari. Enzo, o cão, se realiza – o filme todo ele vive os altos e baixos com o “papai” piloto e o momento de glória chega. 

Denny e Enzo se conhecem quando o jovem procurava um animal de estimação e, o cãozinho lindo ansiava por um lar. A partir daí, vivem juntos a dor e o amor da vida. Enzo relembra todos os momentos da vida de Denny – quando surgiu uma “mamãe”, quando surgiu uma “irmã” e o quanto foi feliz e foi triste com sua família. O mais lindo é observar que nosso animal, um membro da família, reflete nossas ações, nossas angústias, nossas paixões. Nosso medo e nossa coragem. E permanece ao nosso lado, nos olhando como quem  está entendo tudo e tentando nos ajudar, transmitindo todo amor incondicional que um animal nos proporciona.

As relações com animais se estreitaram muito nos últimos tempos, mesmo tempo que nossas relações humanas se tornaram mais tensas e indiferentes. Um animal não nos abandona, nós é que muitas vezes o abandonamos. Achamos no animal um porto-seguro quando não encontramos nas pessoas a aceitação e o carinho que precisamos em alguns momentos; não à toa, é considerado o melhor amigo do homem.

Talvez tenha faltado para Enzo Ferrari um cachorro como o Enzo do filme, para ensina-lo que o amor se manifesta de forma sucinta em nossa vida. Talvez tenha sobrado em Senna a coragem que faltava em Denny, o personagem do filme. Talvez todos devessem ter um animal de estimação, para ajudar a ter leveza na vida. Com certeza Enzo, o cão, mereceu sua voltinha a bordo de uma Ferrari. Todos merecemos. Merecemos momentos de reconhecimento por todo carinho que doamos às pessoas, mesmo que nosso sentimento seja gratuito. Merecemos amor e atenção, assim como nossos animais merecem nosso amor e atenção. É uma das relações mais íntimas e verdadeiras que podemos ter.


TRAILER


 


Redação: Silvia Delforno














dia 18 (Qua)
Meu amigo Enzo

Portal Vila Mariana ® SP