Mapeamos  toda
pra
você.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 




 
Compartilhar


Publicado em 14/02/2020
 



MELHOR IDADE NA VILA

O brasileiro está envelhecendo, nas últimas décadas a expectativa de homens e mulheres no país vem aumentando ao passo que os nascimentos diminuem gradativamente, hoje em dia não vemos mais no mesmo volume que o de antigamente, famílias com 5, 10 ou até mais filhos. A longevidade do brasileiro aumenta à cada ano e esse fator é ainda mais latente em regiões da zona sul próximas ao centro expandido da capital. Em novembro de 2019, A Organização "Rede Nossa São Paulo" divulgou um estudo baseado em dados de 2018, apontando que a média de vida do paulistano é de 68,7 anos e analisando exclusivamente Moema, um dos bairros que compõem o distrito da Vila Mariana a média de idade de 80 anos.

Também em 2019, a Prefeitura de São Paulo divulgou um estudo realizado pela Fundação Seade informando que residem na cidade cerca de 1,7 milhão idosos, 15% da população. A expectativa é de que em 2050, 30% da população seja composta por cidadãos na terceira idade. Esse estudo indica também que o envelhecimento na capital está acima da média nacional e que cerca de 60% dessa parcela da população é composta por mulheres. O mesmo estudo também destaca que a maior parte da população idos da cidade reside na região sudoeste de São Paulo, utilizando como exemplo os bairros Jardim Paulista, Pinheiros e Vila Mariana.

Considerando informações desse tipo, empresas e a gestão pública adotam medidas para otimizar ações em bairros com esse perfil. Não por acaso, em 2016, foi inaugurado na Vila Mariana, o segundo AME Idoso da cidade, um centro médico com especialidades médicas e não-médicas como geriatria, oftalmologia, arteterapia, educação física entre outras. Além disso, o bairro conta com empresas especializadas na indicação de profissionais domésticos como cuidadores de idosos e espaços conhecidos como centro-dia, um local onde o idoso permanece da manhã ao fim da tarde, quando retorna para sua residência com os familiares.

Outra iniciativa divulgada no final do ano passado foi a criação do Comitê do Bairro Amigo do Idoso. No dia 05 de novembro, representantes da Subprefeitura da Vila Mariana e da Escola Paulista de Medicina/Unifesp assinaram a portaria para criação do comitê que também é composto pelas secretarias municipais de Direitos Humanos e Cidadania - por meio da Coordenação de Políticas para Pessoas Idosas -, Saúde, Esportes, Transportes e Assistência e Desenvolvimento Social, membros da Câmara de Vereadores da cidade, e o Grande Conselho Municipal do Idoso.

Esse Comitê tem como função coordenar políticas públicas focadas no distrito da Vila Mariana que serão importantes para garantir melhor qualidade de vida para os cidadãos da terceira idade que vivem na região, levando em consideração aspectos diversos como mobilidade, saúde e lazer. 

A primeira reunião do Fórum da Pessoa Idosa de Vila Mariana / Vila Clementino aconteceu no dia 03 de março e permanecerão acontecendo na primeira segunda-feira de cada mês das 10h às 12h, no auditório da Subprefeitura Vila Mariana. Além de debater sobre políticas públicas direcionadas ao idoso, são discutidos temas do Estatuto do Idoso e também são divulgadas dicas para o envelhecimento saudável da população. Lembrando que as reuniões são abertas à população e que a Subprefeitura da Vila Mariana está localizada na Rua José de Magalhães, 500 - Vila Clementino.





Fontes: Prefeitura de São Paulo e Nossa São Paulo
Rafael Caetano
Portal Vila Mariana








 






dia 17 (Qui)
Sampa + Rural

Portal Vila Mariana ® SP