Mapeamos  toda
pra
você.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 




Compartilhar

Publicado em 11/08/2016

MASSOTERAPIA

As massagens estão diretamente relacionadas não só com boa estética e relaxamento, apesar de serem estes benefícios também proporcionados pelas mesmas. 

Neste sentido, o profissional massoterapeuta é quem se responsabiliza pela área, utilizando técnicas que visam não só o relaxamento do corpo, como a reabilitação dos músculos, articulações e ossos do paciente em questão.

Por isso, os conhecimentos da massoterapia vão além daqueles que visam a massagem por si só. A própria anatomia do corpo humano precisa fazer parte dos conhecimentos deste profissional, uma vez que é sua obrigação saber aonde e que tipo de massagem aplicar para cada caso em específico. 

Sendo assim, uma pessoa com o fêmur fraturado precisa de um tipo de massagem terapêutica, enquanto um indivíduo com câimbras frequentes precisa de outra: elas seriam realizadas com movimentos distintos pelo profissional da área. 

Há então uma clara diferença entre a massagem e a massoterapia. Enquanto a primeira tem a estética como principal foco, esta segunda exige mais do profissional. Neste sentido, cabe destacar que há algum tempo era possível a formação em educação física com especialização em massoterapia para atuar na área. Mas, hoje, o massoterapeuta é um profissional que só pode assumir a profissão após comprovada sua formação superior em fisioterapia, curso que tem muito mais relação com a anatomia do corpo. 

A técnica de massoterapia é realizada não só pelas mãos do profissional, uma vez que ele também pode contar com a ajuda de aparelhos – tudo vai depender do tipo de massagem e dos resultados buscados pelo paciente. 

As técnicas utilizadas pela massoterapia eram unicamente orientais. Porém, com o surgimento de necessidades essencialmente ‘ocidentais’, técnicas deste lado do mundo também foram integradas e começaram a fazer parte dos serviços oferecidos pelos massoterapeutas. Mesmo que os métodos de aplicação sejam diferenciados, o objetivo é sempre o mesmo: melhorar o psicológico, o fisiológico e o mental do paciente em questão. 

De modo resumido, podemos afirmar que o profissional massoterapeuta é aquele que realiza tratamentos por meio da massagem, a fim de melhorar a postura, a flexibilidade, o equilíbrio, a eliminação de toxinas, a melhora da circulação de sangue e assim por diante, como vamos conferir no próprio tópico. 



PARA QUE SERVE A MASSOTERAPIA?

A massoterapia é recomendada principalmente para:
  • Controle de dores musculares ou articulares; 
  • Diminuição de estresse, ansiedade e tensões no geral;
  • Alívio para dores como um todo (como a famosa dor nas costas, por exemplo);
  • Eliminação de traumas e estímulo para melhora da circulação sanguínea; 
  • Melhora do bem-estar e qualidade de vida do indivíduo como um todo;
  • Melhora da flexibilidade e do equilíbrio corporal;
  • Fortalecimento do sistema imunológico e circulatório;
  • Eliminação de impurezas e toxinas do organismo do indivíduo; 


Cabe destacar que, de modo geral, as massagens terapêuticas são indicadas para o alívio de tensões tanto físicas como mentais. 



TIPOS DE MASSAGENS TERAPÊUTICAS

Hoje a massoterapia é dividida em diferentes técnicas. Por isso, a primeira visita a um massoterapeuta tem como principal objetivo a realização de uma espécie de entrevista, onde juntos, o paciente e o profissional irão decidir qual é a técnica mais adequada para aplicação com base em suas necessidades. 

Entre as principais delas, podemos destacar: 



MASSAGEM SHIATSU

A Shiatsu é uma técnica milenar criada no Japão. Ela é baseada na crença de que o corpo humano é composto por uma série de ‘canais de energia’. Para proporcionar a harmonia entre eles que a massagem terapêutica é realizada, visando o equilíbrio entre os mesmos.  

Ao alcançar este equilíbrio, os benefícios proporcionados ao paciente estão diretamente relacionados à melhora de distúrbios emocionais, como a ansiedade e depressão, combate ao estresse e à insônia, melhora da circulação sanguínea, da postura e equilíbrio do corpo, alívio de dores nos músculos, articulações, costas e outros. 

Além disso, com a energia corporal reestabelecida, o indivíduo cria uma ‘barreira’ natural, possibilitando a correção de desequilíbrios hormonais e internos e tratamento/prevenção de enfermidades agudas e crônicas. 



MASSAGEM AYURVÉTICA

Já a massagem terapêutica ayurvética tem como principal benefício à liberação de impurezas e toxinas que estejam prejudicando os grupos musculares do indivíduo.

Sua principal curiosidade fica por conta da forma como ela é realizada: com toques intensos e devidamente profundos nos pés, cotovelos e mãos, ou seja, nas extremidades do indivíduo. 

Além disso, a técnica vem sendo recentemente estudada como uma aliada na melhora do quadro de indivíduos depressivos ou com outros distúrbios emocionais. 



MASSAGEM DESPORTIVA

Outra massagem terapêutica que merece destaque é a desportiva, que como você já deve imaginar, é indicada para atletas que realizam qualquer tipo de atividade física (sejam eles profissionais ou amadores).

A massagem desportiva tem como principal objetivo relaxar os músculos, que no caso deste grupo específico de indivíduos, geralmente são utilizados com muita frequência e intensidade. 

Seus principais benefícios são: melhora na oxigenação das células dos músculos, melhora na circulação do sangue, recuperação dos tecidos musculares e melhora da disposição, energia e condicionamento físico para dar continuidade aos exercícios.



MASSAGEM ABHYANGA

A abhyanga é uma massagem terapêutica indiana que tem como principal particularidade a utilização de óleos nutritivos no corpo do indivíduo. A razão? Eliminação de impurezas e toxinas e recuperação dos tecidos da pele.

Os óleos são sempre utilizados mornos e não são escolhidos na sorte, mas sim, com base nas características biológicas de cada paciente. Os movimentos são realizados de modo intenso, porém, levemente, o que traz a sensação de bem-estar.

Se realizada com frequência essa massagem é capaz de relaxar os nervos, os músculos e as articulações. Seus benefícios são positivos não só ao sistema sanguíneo, como também ao linfático e digestivo. 



MASSAGEM DESTOXI DRENANTE

Já esse tipo de massagem terapêutica encontrou nos derivados da biotecnologia marinha a possibilidade de drenagem e desintoxicação da pele e do organismo humano, o que consequentemente, melhora as funções metabólicas do mesmo.

A massagem destoxi drenante é uma mistura entre a técnica da massagem drenante com os movimentos exclusivos da massagem do tipo oriental/relaxante. 

Os benefícios por ela proporcionados incluem: combate da flacidez, desintoxicação do organismo, diminuição de edemas e relaxamento muscular.














dia 18 (Qua)
Meu amigo Enzo

Portal Vila Mariana ® SP