Mapeamos  toda
pra
você.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 




Compartilhar

Publicado em 24/02/2016


MASSAGEM CORPORAL


O termo massagem vem da palavra francesa “massage” que tem como inspiração a massa do pão e os movimentos feitos durante o processo pelos padeiros. Ela nada mais é do que a prática de movimentos aplicando força ou vibração sobre o corpo, em regiões como músculos, articulações, tendões, ligamentos e tecidos conectivos. Também chamada de massoterapia, a massagem pode ter diferentes objetivos, entre eles podemos citar a melhora da circulação, diminuição de dores, estimulação da elasticidade da pele ou da mobilidade.

Não é de hoje que a massagem faz parte da vida das pessoas. Ela é considerada como uma das terapias mais antigas do mundo e foi retratada em murais, túmulos, desenhos e cerâmicas com mais de 5 mil anos, em regiões como Japão, China, Pérsia e Egito . Já foi uma importante aliada da medicina entre gregos e romanos, que utilizavam diferentes técnicas para manter o corpo e a mente saudáveis.

Durante a idade média, passou-se acreditar que a massagem, independente de como fosse aplicada, tinha conotações sexuais, e por isso parou de ser utilizada como uma prática clínica. Somente a partir do século XVI é que voltou a ser incentivada, a partir dos relatos de um importante cirurgião francês, chamado Ambroise Paré.

Depois disso, a massoterapia ganhou o mundo e diversos profissionais espalhados pelo mundo foram responsáveis por melhorar as técnicas e as aplicações. 

Benefícios da massagem para a saúde

De forma mais simplista, podemos dizer que basicamente, a massagem é a melhor opção para resolver problemas musculares. Porém, os benefícios que este tipo de terapia oferece vão muito além disso, e envolvem questões mais psicológicas, como a diminuição da ansiedade, insônia e depressão, além das questões estéticas.

A massoterapia é largamente indicada na cura de dores, inclusive em casos crônicos como a fibromialgia, cervicalgia e o reumatismo. É indicada também para remoção de fluidos, por isso é muito utilizada em casos de edemas, principalmente nos gânglios linfáticos, fazendo com que seja uma excelente forma de recuperação pós-operatória.

Pesquisas recentes ainda afirmam que massagens leves elevam a produção de oxitocina, hormônio que está intimamente ligado à sensação de contentamento e bem-estar, além do aumento de glóbulos brancos no sangue, que são muito importantes para o sistema imunológico do corpo. Isso sem falar da redução do cortisol, hormônio que é liberado pelo organismo quando passamos por sensações de estresse.

Ou seja, a massagem é uma excelente forma de promover a saúde e o bem-estar, além de ser uma excelente forma de prevenir doenças. Ao mesmo tempo, estes benefícios só podem ser alcançados se a massagem for aplicada de forma correta, por profissionais formados e especializados.



PRINCIPAIS TIPOS DE MASSAGEM


Apesar de ser uma técnica milenar, a massagem evoluiu muito com o passar dos anos, através de estudos realizados em todas as partes do mundo. E com isso, formas de aplicar as massagens foram ficando cada vez mais específicas, fazendo com que novas modalidades fossem criadas.

E cada uma destas modalidades possui seu benefício específico, como poderá ser verificado a seguir, na apresentação de alguns dos tipos mais conhecidos de massagem.



Massagem Clássica

Também muito conhecida como massagem sueca, é considerada o tipo mais comum e fácil de ser encontrado no Brasil. Ela é feita a partir da aplicação de movimentos suaves e tranquilos, gentis, circulares e longos, com o principal intuito de passar relaxamento para quem é massageado.



Shiatsu

Esta massagem tem origem na China e utiliza técnicas que tem como objetivo alinhar os canais de energia existentes em todo o corpo. É um tipo de massagem que pode ser feito por quase qualquer pessoa e traz muitos benefícios no combate ao estresse, insônia e ansiedade, além de diminuir dores e circulação sanguínea.
É ideal para quem sofre de dores de cabeça, enxaqueca, cólicas menstruais e dores afins. 

Desportiva

Como o nome já indica, este tipo de massagem é indicado para atletas. Ela é feita de acordo com o tipo de atividade de cada pessoa e é aplicada nos músculos mais exigidos. O objetivo deste tipo de massagem é diminuir dores, ajudar na postura, além de fortalecer.



Ayurvédica

Esta massagem utiliza técnicas que focam na liberação de toxinas e na estimulação da circulação e dos músculos. O profissional utiliza as mãos, cotovelos e até os pés durante a massagem.




Reflexologia

Esta massagem é realizada somente nos pés, mas estimula pontos que refletem em todo o corpo. Ela diminui o estresse, melhora a circulação e acalma. É considerada também como um verdadeiro tratamento para o desequilíbrio do corpo como um todo.



Massagem relaxante

Geralmente utiliza pedras quentes e une diversas técnicas ao mesmo tempo. Utiliza também aromaterapia, essências e movimentos que proporcionam bem estar e relaxamento. É ideal para pessoas que passam por situações muito estressantes no cotidiano.



Massagem Drenante

Como o nome da técnica indica, tem como principal objetivo drenar o organismo, através de movimentos que diminuem o inchaço. É indicada para quem deseja ter um melhor relaxamento muscular, além de diminuir a flacidez da pele.
Durante a massagem são utilizados cremes com ativos que ajudam na eliminação de toxinas e drenagem.


Abhyanga

Este tipo de massagem é realizado com o uso abundante de óleos corporais, que têm a função principal de ajudar na eliminação de toxinas e hidratação dos tecidos. Os movimentos realizados são bastante lentos e longos, trazendo muito bem estar e relaxamento.
Além disso, a massagem Abhyanga também estimula a oxigenação dos tecidos e atua diretamente no sistema nervoso, digestivo e linfático.


Oriental Craniana

Esta massagem tem o objetivo principal de aliviar possíveis tensões nas regiões do crânio, cervical e da face. É uma das técnicas da massagem chamada de Tuiná, e é muito indicada para quem sofre de TPM ou fortes dores de cabeça. Como resultado, há um relaxamento total do corpo, principalmente na suavidade das expressões faciais.


Massagens estéticas

As massagens estéticas se diferem em diferentes técnicas, e tem como objetivo estimular a pele e os músculos, diminuindo a flacidez e até a celulite. 




Existem muitas outras técnicas de massagem, como as indicadas somente para as gestantes, a oriental, a Thai e etc. Todas trazem muitos benefícios, mas precisam ser aplicadas somente por profissionais especializados.



Compartilhar


COMENTÁRIOS













dia 18 (Qua)
Meu amigo Enzo

Portal Vila Mariana ® SP