Mapeamos  toda
pra
você.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 




Compartilhar


Publicado em 29/05/2017


INSTITUTO BIOLÓGICO


No último domingo, dia 28 de maio, o Instituto biológico na região da Vila Mariana, recebeu um evento muito especial em celebração aos seus 90 anos e para a criação do 1º corredor verde para polinizadores no Brasil

Criado há 90 anos, o Instituto Biológico surgiu por conta da necessidade de se estudar as pragas que atacavam as plantações no estado de São Paulo. Na época, final dos anos 20, a principal produção nacional era o café. Por conta disso, inclusive que um dos principais atrativos do Instituto é o cafezal. Considerado como o maior cafezal em área urbana do Brasil, no local, mediante visita e em eventos especiais como foi o caso do último dia 28, os visitantes podem conhecer mais sobre o espaço, como funcionam os processos de plantação, colheita e as etapas até que o grão chegue a mesa dos brasileiros.

Há mais de dez anos, por volta do mês de maio, o Instituto promove o evento “Sabor da Colheita”, onde a comunidade pode participar da colheita do café, auxiliando os funcionários do Instituto, após o beneficiamento, são produzidos cerca de 500 quilos de café orgânico, que pode ser provado pelos visitantes durante o evento e o restante é doado ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. 

Além do cafezal, à poucos metros da sede do IB, existe o Museu do Instituto Biológico, localizado na avenida Dr. Dante Pazzanese, 64. No museu é possível visitar a exposição "Planeta Inseto". O local considerado como único zoológico de insetos do país, conscientiza a população sobre o importante papel dessas pequenas criaturas para o ecossistemas de todo planeta e apresenta dados muito interessantes, como por exemplo, mais da metade de todas as especies de seres vivos no planeta são insetos,  
A iniciativa foi inspirada em projetos parecidos, realizados em cidades como Londres na Inglaterra e Oslo na Noruega, o corredor com cerca de 450 metros distribuídos pela Rua Conselheiro Rodrigues Alves e demais vias próximas ao IB. Foram plantadas cerca de 43 espécies de plantas que atraem os chamados polinizadores. Animais ou insetos como abelhas que extraem o pólen das plantas e espalham pelo ambiente, propiciando a manutenção e surgimento de novas áreas verdes pela cidade.

Além da produção do corredor, houveram oficinas e muita troca de conhecimento e conscientização sobre o cuidado com o meio ambiente e recursos naturais. Participaram do evento, pesquisadores do IB, representantes da prefeitura regional da Vila Mariana, grupos de escoteiros e entidades de moradores da região como a horta comunitária da Saúde.



Instituto Biológico 

As visitas devem ser agendadas com antecedência. 

Endereço: Av. Cons. Rodrigues Alves, 1252, Vila Mariana, São Paulo, SP

Telefone: (11) 5087-1704 com Harumi Hojo



Rafael Caetano
Portal Vila Mariana
















dia 18 (Qua)
Meu amigo Enzo

Portal Vila Mariana ® SP